Notícias



Programação

Para aprender, se prevenir e curtir no mês da mulher

O mês de março é marcado por uma variada programação para homenagear as mulheres

04/03/2013 - 07h18min

Atualizada em: 04/03/2013 - 07h18min


Muito além do 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, as atividades se estendem por vários dias na Região Metropolitana, com palestras, ações de beleza e muito mais.

O Diário Gaúcho selecionou algumas atividades oferecidas pelos municípios. Confira a programação e aproveite.

Porto Alegre

Câmara de Vereadores

Amanhã, às 14h: abertura das Exposições Fotográficas: Julieta Battistioli e Nísia Floresta.

7/3, às 14h: Tribuna Popular: Políticas Públicas para as Mulheres e Participação Política.

7/3, das 17h às 21h: Sarau Poético e Cultural - Grupo Viva Palavra e GT Cultura de Porto Alegre, no Teatro Glênio Peres.

8/3, às 17h: Caminhada das Mulheres. Concentração: Largo Glênio Peres.

10/3, às 10h: Brique da Redenção: Câmara na Praça com a exposição fotográfica de Julieta Battistioli.

Secretaria Municipal da Saúde

Hoje e amanhã, das 9h às 19h: teste rápido e aconselhamento para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C, no Largo Glênio Peres.

Dia 6: distribuição de material educativo e de orientações sobre prevenção do câncer do colo de útero e de mama.

Canoas

De hoje até sexta, haverá tenda das Mulheres no Calçadão de Canoas, com diversos serviços entre 9h e 18h, incluindo embelezamento feminino:

Hoje: orientação sobre saúde, nutrição, DST/AIDS, planejamento familiar e tuberculose.

Amanhã: conversa sobre questões policiais e de direitos.

6/3: papo sobre previdência social, aposentadoria da dona de casa e direitos das empregadas domésticas.

7/3: inscrições para cursos do Pronatec e Parceiros Voluntários, geração de trabalho e renda. Também roda de conversa com mulheres jovens com a presença das psicólogas Lucia Pesca e Andrea Alves.

8/3: batucada e preparação para caminhada e oficina para confecção da faixa da Marcha Mundial de Mulheres de Canoas (10h); caminhada do Centro de Referência da Mulher até a Praça do Avião, com escolas de samba (14h); concentração para Caminhada Unificada Estadual, com saída da Praça do Avião (16h); exposição Coletiva Tempos de Mulher na Unilasalle (19h); e celebração ecumênica na Igreja Episcopal Angllicana São Luca, Avenida Santos Ferreira, 264 (20h).

Cachoeirinha

8/3: caminhada que sairá do Calçadão até a Prefeitura, reunindo mulheres que carregam a simbólica Colcha de Retalhos.

Gravataí

8/3: presença da delegacia móvel da mulher e atividades de beleza com o Senac. Será entre 10h e 15h, na Praça Borges de Medeiros, Centro.

Esteio

Hoje, das 8h às 12h e das 13h às 17h: oficinas de embelezamento e saúde da mulher para trabalhadoras da Arca e do Proac, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Avenida Luiz Pasteur, 7275, Parque Votorantin).

De hoje à sexta, das 8h às 17h: mostra Fotográfica Mulheres em Foco, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900).

De hoje até o dia 15, das 8h às 17h: mutirão de atendimentos em saúde (agendamentos para exames pré-câncer e mamografias), nas unidades de saúde.

7/3, às 18h30min: exibição do filme A Fonte das Mulheres, seguido de debate, para alunas do Eja e professoras convidadas, na Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535).

8/3, às 14h: marcha Estadual das Mulheres, com saída da prefeitura.

Sapucaia do Sul

8/3: sarau e distribuição de flores para as servidoras públicas, às 17h, no saguão do Centro Administrativo.

De 18 a 22/3: atividades como corte de cabelo, pintura de unha, palestras sobre saúde e violência doméstica, das 13h às 18h, na Praça General Freitas, Centro.

Guaíba

De 4 a 14/3: campanha Mulheres que Brilham nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Será realizado um mutirão de atendimento para coleta do exame preventivo do colo do útero, orientação sobre auto-exame das mamas e agendamento de mamografia, além de distribuição de preservativos, orientação de planejamento familiar e atividades diversas.

A programação será realizada em sistema de rodízio, sempre das 17h às 20h, com o seguinte cronograma: UBS Centro (hoje), UBS Colina (amanhã), UBS São Jorge (dia 6), UBS Vila Iolanda (dia 7), UBS Cohab (dia 8), UBS Pedras Brancas (dia 11), UBS Logradouro (dia 12), UBS Columbia City (dia 13) e UBS São Francisco (dia 14).

Alvorada

De hoje a 7/3: distribuição de materiais informativos e educativos sobre o trânsito e as mulheres, a partir das 8h, na SMSU e semáforos.

De hoje a 8/3: exposição de fotos e distribuição de fitas brancas simbolizando o fim da violência contra as mulheres, a partir das 8h, na Smov e SMSU.

Hoje: plantio de flores lilás e rosa e colocação de placa alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Programação será a partir das 8h, nos canteiros da Smov.

Amanhã: caminhada do Ginásio Municipal até a Praça Central, onde serão realizadas atividades como cama elástica, música, divulgação e inscrições para as oficinas, às 8h.

6/3: oficina para as mulheres, recreação para as crianças e palestras Mulher Negra na Sociedade e Mulher - Igualdade: Direito ou Fato? Programa está previsto para as 13h, nas Mulheres Socialistas.

7/3: chá em homenagem às servidoras, esposas, companheiras, mães e filhas de servidores, às 17h, na Smov/SMSU. Círculo de paz abordando o tema Mediação de Conflitos e Combate à Violência Contra as Mulheres, às 13h30min, na Casa das Mulheres da Paz (Avenida Vista Alegre, 952, Bairro Umbu).

8/3: reinauguração do Largo 8 de Março com acampamento na Praça Central e oferecimento de serviços como confecção de documentos de identidade, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas, massoterapia, exames de visão, orientações e palestras sobre a saúde da mulher e Lei Maria da Penha. Haverá também distribuição de mudas de plantas, ginástica, desfile de moda, assessoria e microcrédito para as mulheres autônomas e proprietárias de salões de beleza, confecção de segunda via de certidão de nascimento, óbito, casamento, testes rápidos de HIV e distribuição de preservativos. Outras atividades: jogo da paixão, feira de artesanato, carteira de passe livre para mulheres com deficiência e distribuição de materiais sobre o trânsito. Tudo isso a partir das 10h, na Praça Central.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias