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Parou, desligou. Acelerou, religou

Semáforos fechados e congestionamentos provocam desperdício de combustível

04/07/2013 - 12h01min

Atualizada em: 04/07/2013 - 12h01min


Você já parou para pensar quanto tempo perde em semáforos fechados e congestionamentos no trânsito de um grande centro urbano? E a quantidade de combustível que desperdiça sem que o veículo saia do lugar?


Se você ainda não fez o cálculo, o economista Lauro Donizetti Blanco, 53 anos, tem esses números na ponta do lápis: em média, diariamente, o período que um carro fica imóvel é quase 30% do tempo gasto no percurso.


E essas pausas, no fim do mês, se traduzem em cerca de 30 litros de combustível consumidos na inércia, o que equivale a R$ 84 (litro a R$ 2,8) só para ficar parado. Sem contar a emissão desnecessária de gases poluentes ao meio ambiente.


A solução para diminuir o tempo parado está cada vez mais distante com o aumento gradativo da frota de veículos. Contudo, para o desperdício no consumo e a produção extra de gases nocivos à saúde existe saída: uma tecnologia que desliga o motor quando o carro para e o religa automaticamente na aceleração, sem precisar mexer na ignição.


Lá fora quase todo mundo tem


Conhecido como Start/Stop, o sistema é usado em larga escala na Europa e nos Estados Unidos, devido às legislações antipoluição mais rigorosas. No Brasil o equipamento ainda é restrito a alguns veículos importados de marcas premium, como Audi, Toyota, BMW e Mercedes-Benz - recentemente a Honda introduziu a tecnologia na scooter PCX 150.


Modelo nacional à venda em Curitiba


A Bosch, fornecedora global de tecnologia e serviços, anunciou recentemente que trará o Start/Stop para o país no próximo ano.


Antes disso, já existe um dispositivo similar que chegou em algumas lojas de Curitiba e está disponível para instalação. Lançado em junho, o EcoStill, é um produto idealizado a partir daqueles cálculos feitos por Lauro Blanco, que também assina a criação. A novidade oferece uma vantagem em relação ao modelo existente: não é preciso comprar uma BMW para usufruir da tecnologia.


A ideia do economista, com a patente devidamente requerida, funciona de forma independente e pode ser instalada em qualquer veículo com câmbio mecânico, seja automóvel, moto ou caminhão, por R$ 960. Um investimento que pode trazer benefícios para o consumidor e o meio ambiente.


- É tão simples como colocar um alarme. Basta procurar um instalador credenciado - garante Blanco.


Confira a lista de estabelecimentos que oferecem o produto em www.ecostill.com.br/pontos-de-instalacao .


Projeto foi testado durante dois anos


Com ajuda de profissionais de mecânica e eletrônica, Lauro desenvolveu e testou o projeto EcoStill por dois anos e meio até chegar a um equipamento capaz de gerar uma economia de combustível de até 33% com o desligamento automático do motor em paradas frequentes. O desempenho foi alcançado com um Fiesta hatch 1.0, intercalando dois minutos rodando com um minuto parado - situação muito próxima à realidade das ruas, segundo Lauro.


O campo de provas foi trecho de 21km da rodovia BR-227, entre Curitiba e Campo Largo (PR). O veículo registrou consumo médio de 20,83km/l a uma velocidade constante de 70km/h em quarta marcha. Sem desligar o motor nas pausas, a média foi de 15,68km/l.


- É irracional ficar tanto tempo parado com o carro ligado, queimando e consumindo óleo, desgastando componentes do motor e emitindo fuligens, ruídos, calor e gases poluentes à atmosfera.


Saiba mais


- Num primeiro momento, o produto só poderá ser instalado em carros com câmbio mecânico. O sistema está em fase de testes em um Honda Civic automático e deve estar disponivel até o fim do ano.


- A fase experimental revelou que durante a partida o consumo de combustível é menor do que com o carro ligado na marcha lenta.


- A cada giro da chave, o Ford Fiesta 1.0 Flex consumiu 3,5ml de combustível, enquanto que ligado e parado ele gastou 40ml/min.


- Alguns montadoras mostraram interesse na tecnologia, mas a implantação ainda depende de negociações.


- Desde o lançamento, em junho, 25 veículos receberam o sistema em Curitiba. Outros 20 já rodavam com o dispositivo para teste.


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