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Antes que as velas se apaguem

A revisão de itens de segurança do veículo é essencial, principalmente antes de qualquer viagem

22/08/2013 - 12h01min

Atualizada em: 22/08/2013 - 12h01min


Peças desgastadas podem danificar componentes do motor

A revisão de itens de segurança do veículo é essencial, principalmente antes de qualquer viagem. É preciso checar freios, lâmpadas, sistema de arrefecimento, pneus, extintor e palhetas do para-brisa. Mas um procedimento em especial reduz os riscos de ficar empenhado na estrada: a revisão de velas e de cabos de ignição.

Quando esses componentes estão desgastados, o carro pode apresentar problemas de funcionamento. Os mais comuns são falhas durante a retomada de velocidade, dificuldade na partida do veículo, aumento do consumo de combustível e das emissões de poluentes.

A manutenção preventiva evita o desgaste prematuro de componentes e gera economia, pois o valor do reparo, na maioria das vezes, é caro.

A revisão em uma oficina de confiança torna-se primordial e evita transtornos. A precaução é ainda mais importante quando o motorista pretende percorrer trajetos mais longos, nos quais aumenta-se o risco de falhas durante ultrapassagens e retomadas.

Checagem a cada 10 mil km

A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição no mundo, recomenda a remoção das peças para inspeção a cada 10 mil km.

Velas com vida útil ultrapassada podem danificar outros componentes, como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e até mesmo o catalisador.

- A inspeção deve ser realizada por profissionais capacitados, que poderão diagnosticar os possíveis problemas de funcionamento do motor pelo estado de conservação das velas - explica o técnico da assistência técnica da NGK, Hiromori Mori.

Vale ressaltar a necessidade de equipar o veículo com as peças corretas, já que existem tipos de vela e cabos de ignição apropriados para cada modelo. A tabela
de aplicação da fabricante ou especificada no manual do proprietário do carro são as
melhores referências.

Saiba mais

- Os cabos de ignição conduzem a alta tensão produzida pela bobina (transformador) até as velas, sem permitir fuga de corrente.
- A checagem dos cabos deve ser realizada a cada 60 mil km ou três anos.
- Para os automóveis que utilizam Gás Natural Veicular (GNV) como combustível, a revisão deve ser feita a cada 30 mil km.


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