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Caranga & Cia

Gasolina batizada é uma vilã dos veículos

Reportagem serve como um guia de alerta

10/09/2013 - 12h22min

Atualizada em: 10/09/2013 - 12h22min


Não ter um posto de confiança pode custar muito caro para o dono de um veículo. Isso porque a forte concorrência no setor abre espaço para maus empresários, que adicionam água ou solventes à gasolina ou etanol para lucrar mais.

A Caranga de hoje serve como um guia de alerta.

Cuidados na hora de abastecer

● Exija sempre a nota fiscal.

● Se o posto for de bandeira branca, ou seja, não ostentar a marca de uma distribuidora, o revendedor é obrigado a ter uma placa informando a origem dos produtos.

● Repare também no visual do posto. Uma área em mau estado de conservação pode ser um indício de produtos de má qualidade.

● Desconfie se os preços de venda forem baixos demais em relação aos concorrentes.

● De acordo com o artigo 8 da portaria 248/2000, os testes de teor de álcool e de densidade e aparência do combustível (teste da proveta) devem ser feitos pelos postos, sempre que solicitados pelo consumidor.

● A ANP divulga na internet (www.anp.gov.br) a relação de postos que já foram autuados e/ou interditados desde 1999 por problemas na qualidade do combustível.

● Em caso de irregularidades, denuncie para a distribuidora ou órgãos de fiscalização, como a ANP: 0800-970-0267.

Sinais de gasolina adulterada

● Motor começa a falhar logo após o abastecimento.

● A marcha lenta se torna irregular, com constantes oscilações e falhas.

● As partidas tornam-se mais difíceis, tanto em baixa como em alta temperatura.

● O motor irá "bater-pino", que são sintomas da pré-ignição. O carro perde potência nas subidas.

● O escapamento expele água em excesso, mesmo depois de o motor estar aquecido.

● Aumento do consumo de combustível.

Danos a médio prazo

● Motor engasga ou sofre panes.

● Desempenho e rendimento diminuem consideravelmente.

● Perda gradativa da potência e torque do motor.

● Falhas nas acelerações e retomadas de velocidade.

● Maior índice de poluentes lançados pelo escapamento.

Estragos provocados por solventes

● Deterioração prematura das borrachas de vedação do sistema de alimentação.

● Aumento do depósito de carvão nas válvulas e nas velas de ignição.

● Perda de eficiência do óleo lubrificante por contaminação.

● Desgaste prematuro do motor

Como eliminar o problema:

● Procurar o mecânico de confiança e solicitar uma limpeza no carburador ou nas válvulas injetoras.

● Eliminar o combustível adulterado do veículo e limpar o circuito, inclusive o tanque.

● Trocar todas as mangueiras de borracha (devido a contaminação pelo solvente).

● Substituir os diafragmas do carburador caso seu veículo não seja injetado.

● Substituir o filtro de combustível.

● Testar a válvula reguladora de pressão do sistema de injeção.

● Testar a vazão da bomba de combustível.


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