Notícias



7 de setembro

Banda com instrumentos de lata de Itapuã irá desfilar na Semana da Pátria

Projeto ambiental de escola da zona rural de Viamão acabou formando uma banda com instrumentos recicláveis para desfilar na Semana da Pátria. Neste final de semana, eles estarão na avenida pela primeira vez

06/09/2014 - 09h01min

Atualizada em: 06/09/2014 - 09h01min


Neste sábado, ao primeiro retumbar do cabo de vassoura batendo forte no latão de 18 litros de óleo, 24 de um total de 26 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Podalírio Oliveira Fraga, de Itapuã, zona rural de Viamão, saberão que chegou a hora de desfilar na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila de Itapuã. Formada com instrumentos de lata, a banda demonstrará pela primeira vez o que aprendeu ao longo de dois meses de ensaio. Um belo exemplo de união e amor à Pátria, no final de semana em que se comemora a Independência do Brasil.

- Estão ansiosos, contando os dias no calendário. Muito mais do que aprender a tocar um instrumento reciclado, eles descobriram o sentido de ser um grupo - explica a professora e diretora Maria Teresinha de Oliveira Medeiros, 48 anos, a idealizadora do projeto.

Banda teve apoio da comunidade

Em julho, o Diário Gaúcho mostrou a turminha com idades entre seis e 12 anos desafiada por Maria Teresinha a descobrir sons em latas diversas com baquetas feitas de palitos de algodão-doce e cabos de vassoura. O desafio fazia parte de um projeto de educação ambiental. A experiência musical veio do filho da professora, Bruno de Oliveira Medeiros, 18 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio e participante da banda da escola onde estuda.

Depois da publicação, a banda de lata de Itapuã recebeu de uma escola de Guaíba a doação de instrumentos musicais de verdade. No próximo ano, eles serão usados nas aulas de música. A Secretaria Municipal de Educação de Viamão doou uniformes. As roupas, entregues em 29 de agosto, pertenciam a uma banda de adultos já extinta e precisaram passar por reformas feitas às pressas pelas mães e professoras.

- O apoio da comunidade fez as crianças ficarem ainda mais motivadas para fazerem bonito na avenida - conta, o entusiasmado Bruno.

Ensaio final com o uniforme

Até a chegada da data tão esperada, as crianças ensaiavam duas vezes por semana na escola. Mas ensaios acabaram se estendendo em cada casa de aluno.

- Ela ficava o tempo inteiro procurando sons batendo com o garfo na caneca, no prato. Passou a gostar de música - revela a dona de casa Ritiele Toledo, 24 anos, mãe de Débora, de seis anos.

- A banda fez a minha fica ficar com mais vontade de ir à escola - reforça Priscila Santos, 27 anos, mãe de Emily, sete anos.

Faceiras com a chegada da data tão esperada, as crianças experimentaram o uniforme no último ensaio antes da apresentação oficial, realizado nesta sexta-feira. Enfileiradas no meio da estradinha de terra em frente à escola, nem pareciam as mesmas que brincavam e sorriam com as latas nos ensaios iniciais.

- Elas aprenderam o que é trabalho em grupo, musicalidade, coleguismo e civismo, com o amor pela escola que estudam. São outras crianças - comemora a professora.

"Vou desfilar até na chuva"

Compenetradas, marchavam juntas e olhavam atentas aos gestos do regente Bruno. O foco da turma permaneceu intacto, mesmo com as calças de alguns arrastando no chão ou a falta de boinas para todos os estudantes. À frente dos colegas estará Maiara Alves, nove anos, que do alto de seus 1,30m será uma das responsáveis por ditar os dois ritmos ensaiados pela banda.

- Não perderei por nada. Vou desfilar até na chuva! - garante a pequena.

Confira a programação:

Porto Alegre
O Desfile Cívico-Militar da Semana da Pátria, com a presença de integrantes das Forças Armadas, Forças Auxiliares, órgãos federais, estaduais e municipais e entidades civis ocorre no domingo, a partir das 10h.

Neste ano, o desfile será na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. Serão cerca de 4,8 mil pessoas desfilando, além de mais de 200 viaturas.

No sábado, a partir das 9h30min, haverá desfile de escolas municipais na Avenida José Bonifácio, Bairro Farroupilha. Domingo, às 10h, desfilam as crianças da Ilha da Pintada, na Avenida Nossa Senhora da Boa Viagem.

Domingo é dia de passe livre na frota dos ônibus da Capital.

Gravataí
Desfile da Semana da Pátria no domingo, às 14h, na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Com a presença de escolas e entidades.

Novo Hamburgo
Desfile Cívico no domingo, a partir das 8h30min, na Avenida Pedro Adams Filho. O evento contará com a participação de diversas entidades hamburguenses entre escolas, clubes, projetos sociais e associações representativas.

São Leopoldo
Desfile cívico no sábado, a partir das 9h, na Avenida Dom João Becker. Participam escolas, Exército, Brigada Militar, Bombeiros, Guarda Civil Municipal, projetos sociais e entidades.

Sapucaia do Sul
Caminhada Cívica no domingo, às 9h, na Avenida Sapucaia. Com a participação de escolas, escoteiros, Exército, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e entidades civis.

Viamão
Desfiles cívicos no sábado, às 9h, em Itapuã (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes) e no domingo, às 13h, no Centro (Avenida Coronel Marcos de Andrade).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias