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Obra de creche abandonada e perigo exposto no Rincão da Madalena, em Gravataí

Retirada do material foi solicitada pela prefeitura

21/05/2015 - 10h29min

Atualizada em: 21/05/2015 - 10h29min


arquivo pessoal / leitor

Fazem quatro meses que os moradores da Vila Nova Conquista, no Rincão da Madalena, em Gravataí, esperam o recolhimento do material que seria usado para a
construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Rincão da Madalena. São contêineres, madeiras, ferros pesados e blocos de concreto espalhados
no terreno localizado na Rua Nicolau Chaves, que preocupam a comunidade.

- As crianças passam por ali e podem se machucar com algum material desses. Já que a obra está parada, poderiam recolher ou cercar - diz o pintor Rudimar Borba, 44 anos, morador da Rua da Amizade, bem em frente ao terreno.

Orientação

Em abril, o Diário Gaúcho mostrou a preocupação dos moradores com o abandono dos materiais. Em resposta, a prefeitura aconselhou pais e responsáveis que orientassem suas crianças para evitar a circulação no local.

Cem vagas

A Emei é uma obra da prefeitura em parceria com o governo federal, que atenderia cem crianças da comunidade na educação infantil e deveria sem entregue
em novembro. O projeto tem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do município. A obra iniciada em janeiro foi interrompida, segundo a prefeitura, porque a construtora estaria com problemas financeiros. O município cedeu a área e o governo federal, a mão de obra para a construção.

Prefeitura cobra a retirada do material

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), além de ter notificado a construtora, busca, junto ao Ministério da Educação, através de todos os trâmites legais, a resolução do problema. O convênio firmado com a União prevê que todas as obras de infraestrutura são de responsabilidade do Governo Federal.

Entretanto, a construtora se responsabiliza pela retirada dos materiais. As obras faziam parte do programa Proinfância, criado pelo Governo Federal, através  do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e se incluíam no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

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