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Seu problema é nosso

Falta de pessoal afeta marcação de consultas por telefone na UBS Macedônia, no Bairro Restinga

Prefeitura de Porto Alegre confirmou que o quadro está reduzido

01/06/2015 - 10h19min

Atualizada em: 01/06/2015 - 10h19min


Jeniffer Gularte
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Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Habituado a marcar consultas com clínico geral por telefone, o funcionário público aposentado Mário Fionavante Goulart, 66 anos, foi surpreendido ao perceber o motivo que fez o serviço ser suspenso na UBS Macedônia, na Restinga, Extremo-Sul de
Porto Alegre. Após reclamar junto ao canal Fala Porto Alegre, pelo telefone 156, recebeu uma correspondência da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde informando que "o agendamento para idosos, por ora, se encontra suspenso, tendo em vista o número reduzido de profissionais".

A carta afirma que atualmente há de um a dois profissionais para uma população de 40 mil usuários cadastrados na unidade. Com isso, o paciente deveria ir até a unidade para tirar dúvidas e agendar consultas.

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- Quando li a carta, fiquei apavorado, tenho problemas na coluna e não posso ficar muito tempo em pé.

Transtorno

Além das limitações físicas, ele conta que para garantir ficha para o clínico geral precisa ir para a fila em torno das 6h para ser atendido às 8h, quando o posto é aberto. Segundo ele, são distribuídas apenas 12 fichas.

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- No início de janeiro, me diziam que o laboratório que distribui estava em férias coletivas. Agora dizem que as compras não foram feitas, acho que é uma falta geral.

- É um perigo ir para a fila tão cedo, essa é uma área violenta. Sempre marquei por telefone e não tinha problemas - reclama Mário.

A falta do agendamento por telefone deve trazer mais transtornos à rotina do aposentado. Mário precisa ir ao médico regularmente, pois depende de receita para remédios para coluna e diabetes.

Prefeitura confirma o quadro reduzido

A Secretaria da Saúde informou que a UBS Macedônia está sem um médico de família há dois meses, que saiu por questões disciplinares. Há também falta de auxiliar de atendimento. O agendamento é feito pessoalmente, e é "uma situação temporária, até que se resolva a defasagem de pessoal na unidade".

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A Secretaria informa que o problema ocorre só na Macedônia. Nas demais unidades de saúde, o agendamento continua sendo feito por telefone, das 13h às 17h. A Secretaria lembra que o agendamento por telefone é opção, e não o único caminho. O ideal, segundo o órgão, é que sempre que possível, o idoso vá pessoalmente ao posto para que se possa fazer uma avaliação da situação dele, o que não é possível por telefone.


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