Notícias



Espaço do Trabalhador

Sete motivos para mudar de emprego

Vale a pena buscar uma nova vaga em tempos de crise financeira? Especialista tira a dúvida

09/06/2015 - 12h32min

Atualizada em: 09/06/2015 - 12h32min


Reprodução / Inmagine Free Imagens

Com poucas vagas abertas e profissionais enfrentando grandes filas em feirões de emprego para encontrar uma nova oportunidade, o que deve ser levado em conta na hora de trocar de trabalho? Quem está empregado deve apostar em uma novidade?

Confira mais notícias sobre o mercado de trabalho

Mesmo com a economia instável, profissionais de diferentes níveis e setores buscam oportunidades de trabalho para aperfeiçoarem suas expertises e conquistarem melhores colocações no mercado.

Mas, o que o profissional deve analisar na hora de trocar de emprego? O site G1 fez a pergunta à diretora de recrutamento da Stato, consultoria especializada em gestão de carreira. Renata Filippi explica que as pessoas procuram mais do que uma posição:

- Elas buscam um propósito, uma posição, uma empresa que esteja alinhada aos seus valores.

Veja abaixo sete fatores que devem ser analisados na hora da mudança.

Analise!

1. Propósito
/// O profissional busca uma empresa que tenha um propósito e que também ofereça oportunidades de desenvolvimento. Outro ponto relevante é a construção de um legado que agregue competências às gerações futuras e a própria organização.

2. Cultura corporativa
/// A coerência entre o que a empresa prega e o que ela pratica é uma das alavancas que impulsionam o profissional a mudar de trabalho. A falta de sintonia entre discurso e realidade é desmotivadora e leva muitos profissionais a repensarem sua permanência em uma companhia.

3. Benefícios e remuneração
/// Dificilmente um profissional troca de emprego para ganhar a mesma coisa. Mesmo que o salário não tenha tanta diferença quanto ao trabalho anterior, um fator compensador é a oferta de benefícios como carro da empresa, ações da companhia, previdência privada ou bônus.
/// No entanto, vale mencionar que apenas remuneração não tem atraído os profissionais a mudar. O que os atrai é um conjunto de fatores, e o salário é apenas mais um deles.

4. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
/// Conciliar as atribuições profissionais com a vida pessoal é essencial para um profissional avaliar uma possível mudança de emprego. Esse equilíbrio resulta em um nível maior de motivação e comprometimento para gerenciar suas atividades

5. Líderes inspiradores
/// Trabalhar com gestores que ensinam, incentivam e impulsionam o profissional a tomar suas próprias decisões, apoiando-os quando necessário, que lideram pelo exemplo e fazem com que a equipe queira ser como eles são é, sem dúvida, um motivo para considerar uma nova oportunidade de trabalho.
/// Os profissionais que aceitam mudanças normalmente são aqueles que têm sede de aprendizado, gostam de desafios e não têm medo do desconhecido. Os lideres inspiradores têm um excelente índice de atração e retenção de pessoas.

6. Crescimento profissional
/// Enxergar possibilidades de evolução técnica e econômica dentro da empresa é determinante para a satisfação e motivação do profissional.

7. Autonomia
/// Em um mercado globalizado, é natural que multinacionais tragam consigo suas regras. No entanto, é cada vez mais comum encontrar profissionais que buscam espaço para romper paradigmas, trazer novas soluções e assim evoluir profissionalmente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias