Notícias



Estragos da chuva

Cerca de 400 pessoas são retiradas de casa em Novo Hamburgo por risco de desabamento

Parte do bairro Diehl registrou rachaduras

22/07/2015 - 07h59min

Atualizada em: 22/07/2015 - 07h59min


Maria Eduarda Fortuna
Enviar E-mail
Maria Eduarda Fortuna / Rádio Gaúcha

Cerca de 400 pessoas estão sendo retiradas de casa no bairro Diehl, em Novo Hamburgo, nesta terça-feira (21). Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Brigada Militar trabalharam durante toda a tarde no local. Em razão da quantidade da chuva dos últimos dias, há riscos de desabamentos na área. Rachaduras se abriram nas ruas e em casas.

As ruas Engenheiro Jorge Schury, Arrhur Momberger e Guilherme Koling foram atingidas. Na primeira, carros estão proibidos de passar.

Pelo menos oito famílias resistem e não querem deixar as residências. Uma liminar obtida pela prefeitura obriga que todas as pessoas em área de risco deixem o local. Um oficial de justiça está na cidade para cumprimento da decisão.

"A situação é de risco iminente. O solo encharcou e abriu fendas, alguns locais estão condenados", explica o assessor da Defesa Civil do município, Eduardo de Almeida.

O morador do bairro, Cléber de Lima, conta que chegou em casa ontem e percebeu uma rachadura. Nesta manhã, a situação piorou.

"Quando eu acordei, tinha rachaduras de 5 cm e elas foram aumentando ao longo do dia. Eles me falaram que não dá mais pra morar aqui", lamenta.

O jovem já tirou tudo de dentro de casa e terá que ir com a esposa e os sogros para um abrigo municipal. Conforme a Defesa Civil, em 2013, um desabamento de terra no mesmo bairro causou a morte de três crianças.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias