Notícias



Seu problema é nosso

Pedaço de madeira segura poste antigo em Porto Alegre

Além de estarem quase caindo, os postes têm muitos fios de alta tensão e representam perigo para os moradores

21/08/2015 - 09h21min

Atualizada em: 21/08/2015 - 09h21min


arquivo pessoal / leitor

O medo de queda dos postes de iluminação pública faz moradores da Avenida Arroio Feijó, no Bairro Mario Quintana, Zona Norte de Porto Alegre, olharem para cima todos os dias. De madeira, alguns com mais de 14 anos, eles começaram a ceder, dando a impressão de que podem cair a qualquer momento.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Perigo

Elisangela Silva Martins de Brito, 31 anos, mora desde 2002 na avenida, que fica no loteamento Timbaúva II. Ela relata que, principalmente nos últimos dois anos, os postes começaram a inclinar.

Quatro deles provocam mais receio, principalmente porque muitas crianças brincam nesta via.

- Tenho quatro filhos. A mais nova, de seis anos, brinca perto do poste com as amiguinhas. E se um desses fios cair? - questiona Elisangela.

Gatos

Na situação mais grave, um cabo de energia se desprendeu e estaria suspenso sobre os fios de ligações clandestinas de energia elétrica. A moradora acredita que o grande número de "gatos" puxados dos postes acaba forçando para baixo a estrutura, e agrava o problema.

Por causa dessas ligações, segundo ela, a pressão por providências não é maior. Os vizinhos temem perder a energia elétrica.

Apenas um poste mais inclinado em direção à avenida recebeu atenção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) no mês de julho. Para minimizar o problema, técnicos fixaram uma tora de madeira com alças de metal para apoiar o poste antigo.

Providência

Elisangela bem que tentou aproveitar a presença dessa equipe para dar um jeito no cabo de alta tensão, mas não conseguiu.

- Eu fiquei sentada na rua esperando para mostrar o cabo que está sobre os "gatos". Mas eles se foram logo depois. Quando ligo para a CEEE, ele me dizem que o caso está em andamento. Mas e se vier um temporal antes disso? - questiona a moradora.

Sem data para substituir

Por meio da assessoria de comunicação, a CEEE informa que a substituição dos postes está programada. No entanto, ainda não pode dizer quando o serviço será realizado porque existe uma lista de prioridades a ser cumprida.

A companhia garante que as escoras colocadas não são definitivas, servindo apenas para estancar o risco de queda. Por causa dos "gatos", será preciso também uma ação para regularizar as ligações junto com a troca das estruturas.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias