Notícias



Restituição

Receita fecha consulta ao último lote do Imposto de Renda e anuncia abertura para a quarta-feira

Muitos contribuintes conseguiram acessar a consulta ao sétimo lote de restituição na segunda-feira, mas nesta terça o sistema impedia a visualização

08/12/2015 - 12h24min

Atualizada em: 08/12/2015 - 12h24min


A Receita Federal fechou a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2015. Após diversos contribuintes conseguirem acessar a página no site do órgão, agora o procedimento não é mais possível e o usuário se depara com a mensagem: "Sua declaração está na base de dados da Receita Federal".

O texto divulgado pela Receita informa que a consulta será aberta nesta quarta-feira, a partir das 9 horas. No entanto, não diz se houve uma falha no sistema ou dá qualquer explicação sobre o porquê a visualização do último lote de restituições do IRPF foi liberada e, depois, encerrada.

Leia outras notícias sobre imposto de renda

O sétimo lote de restituições contempla 2.721.019 contribuintes em todo o país, totalizando mais de R$ 3,4 bilhões. No Rio Grande do Sul, 163.033 contribuintes receberão os créditos neste lote de restituição que equivalem a R$ 172.988.866,27.

O depósito da restituição do IRPF 2015 está previsto para o dia 15 de dezembro. O dinheiro é depositado na agência bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração e o valor recebido pelo contribuinte é corrigido de acordo com a Selic (taxa básica de juros).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet.

Caso o valor não seja creditado, é possível contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A partir do contato, é possível agendar o crédito em conta corrente ou poupança, no nome do contribuinte, em qualquer banco.

Quem estiver na malha fina

Os contribuintes que não fizeram as correções na declaração após constatarem erros ou omissões estão na malha fina. Para mudar a situação, terão que atualizar a declaração e esperar pelos lotes residuais, que serão liberados a partir de janeiro de 2016.

Saiba se sua declaração do IRPF 2015 caiu na malha fina

O primeiro passo para fazer as correções é verificar no extrato de processamento da declaração as pendências ou inconsistências que causaram a retenção na malha fina. O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

A Receita disponibilizou na internet um passo a passo para quem não é cadastrado e deseja fazê-lo. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita disponibiliza um vídeo com instruções. Assista:



Leia outras notícias do dia
Curta nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias