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Reclamações sobre cartão de crédito lideram ranking do Banco Central

Foram registradas 570 queixas consideradas procedentes pelo banco

15/12/2015 - 16h19min

Atualizada em: 15/12/2015 - 16h20min


A principal reclamação de clientes de bancos registrada no Banco Central (BC) durante o mês de em novembro foi a ausência ou contratação inadequada de cartão de crédito consignado – modalidade que permite o desconto do pagamento mínimo da fatura diretamente na folha de pagamento dos clientes.

Foram registradas 570 queixas consideradas procedentes pelo banco.

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Em segundo lugar no ranking do BC, estão as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com 459 casos. Em terceiro lugar ficou a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (292).

No total, o BC recebeu, em novembro, 4.029 reclamações, quase o dobro registrado em igual mês de 2014 (2.160). Em outubro deste ano, foram 3.987 queixas.

O BC considera como reclamação procedente quando há indício de descumprimento por parte da instituição financeira, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central.

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* Agência Brasil


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