Notícias



Seu problema é nosso

Abandono de praça em Gravataí é motivo de reclamações da comunidade

Acúmulo de lixo, brinquedos quebrados e falta de corte de grama são algumas das queixas dos moradores

21/01/2016 - 08h20min

Atualizada em: 21/01/2016 - 08h22min


Na metade de 2015, a prefeitura de Gravataí anunciou a construção de uma escola municipal de ensino infantil (Emei) na Rua Ouro Preto, no Bairro Natal, em Gravataí. A escola seria construída na área onde se localiza a praça a Aristides Fermino Dutra. A obra teve início e foi abandonada.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

A reclamação da comunidade é que, enquanto a escola não sai, o que era para ser uma área de lazer para as famílias da região, virou um lixão a céu aberto. Lixo A pracinha era o ponto de encontro dos vizinhos para conversar, levar as crianças para brincar e ver a gurizada jogar futebol.

Atualmente, de acordo com o aposentado e morador da região Nelson Costa da Silva, 61 anos, o lugar não passa de um monte de terra e lixo. Segundo os moradores, o caminhão do lixo passa na região, mas não recolhe os dejetos da praça, somente os das casas.

– A empreiteira começou a aterrar o terreno do campinho para fazer a creche, mas só fizeram isso e foram embora, deixaram tudo estragado. A praça está virada num matagal, com muito lixo e os brinquedos em péssimo estado – reclama Nelson.

Revolta

Além disso, os moradores se queixam que restos de obra da duplicação da Avenida Jorge Amado, no mesmo bairro, estão sendo despejados na Aristides Fermino Dutra, acumulando mais entulho.

Nelson conta que a criançada adorava jogar bola no campinho, mas agora não tem nem como chegar lá. A praça, que antes era frequentada pelos moradores do bairro e por vizinhos próximos, agora está vazia. A estudante Milena Oliveira de Souza, 16 anos, diz que a maioria das pessoas deixou de frequentar o local por conta do descaso.

– Não ficamos chateados por quererem construir uma creche na área, isso é bom para as crianças, mas ficamos revoltados com o estado em que a pracinha se encontra hoje. Não fizeram a escolinha e ainda destruíram nosso espaço de lazer – diz.

A praça antes de ser destruída

Prefeitura promete limpar, cortar grama e repor os brinquedos

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) de Gravataí, através da assessoria de imprensa, informou que ainda nesta semana será feito o recolhimento dos entulhos da praça Aristides Fermino Dutra. Na semana que vem será feito o corte de grama e, em março, a pracinha receberá novos brinquedos.

Sobre a construção da creche, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), informou que a obra está parada porque a empresa responsável abandonou devido a falta de pagamento por parte do Governo Federal.

Licitação

Sem retorno, a prefeitura de Gravataí conseguiu autorização para contratar uma nova companhia que dará seguimento ao serviço. Nos próximos dias, segundo a Smed, a licitação será publicada.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias