Notícias



Seu problema é nosso

Cratera consome parte de rua e entorta poste de luz em Porto Alegre

Além do buraco, acúmulo de lixo e focos de água parada são problemas enfrentados pela comunidade da Lomba do Pinheiro

04/03/2016 - 08h18min

Atualizada em: 04/03/2016 - 08h19min


Em dezembro do ano passado, uma chuva foi suficiente para abrir um enorme buraco na esquina das ruas Padre Roque Gonzalez e Continental, em frente ao número 11, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A cratera se formou próxima a uma boca de lobo, o que expôs a canalização e piorou ainda mais a situação.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Além disso, por conta do deslizamento de terra, o poste que fica no mesmo local está ameaçando cair, pois sua estrutura ficou suspensa. A pensionista e voluntária da Rádio Comunitária da região, Rosa Maria Nunes da Silva, 67 anos, diz que ela e alguns vizinhos entraram em contato com a prefeitura e com a Companhia Estadual de Energia

Elétrica (Ceee) diversas vezes, mas que até o momento, o problema não foi resolvido.

– A Ceee disse que só pode arrumar o poste quando fecharem o buraco, a prefeitura mandou uma equipe vistoriar, mas só olharam e foram embora sem fazer nada – diz Rosa.

Só aumenta

A comunidade teme que uma próxima chuva forte possa abrir mais o buraco. Sem contar o risco de acidentes, pois é perigoso tanto para pedestres quanto para motoristas.

– A cratera está avançando para o meio da rua, se um carro passar sem ver pode cair a roda, as crianças brincando

podem derrapar e acabar se machucando, todos nós estamos muito preocupados com isso – reclama Rosa.

Outros problemas

Não bastasse, a via não tem asfalto e é desnivelada, o que prejudica o trânsito. Quando é quente, a rua fica cheia de poeira, quando chove, uma lama. Além disso, há um valo na esquina que está cheio de lixo e grama alta em volta.

– O cheiro é horrível e somos obrigados a conviver com esse descaso, pois o município parece que esqueceu de nós – desabafa a idosa.

Diversos protocolos foram abertos por Rosa pedindo melhorias na Rua Padre Roque Gonzalez e Continental, mas depois de tanto tempo de espera, ela se sente sem esperança.

– É um jogo de empurra de um órgão para o outro e os problemas só estão aumentando – diz ela.

Dep constata rompimento em cano

A Seção Leste de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) esteve no local ontem à tarde e constatou que há o rompimento de um muro do Dep com tubos de 0,40m de diâmetro. Esse serviço foi incluído na programação e deverá ser executado nos próximos dias.

Sobre a sujeira reclamada pela comunidade, o DMLU informou que faz a remoção do lixo nesse local de duas a três vezes por semana, e que o serviço foi feito novamente ontem à tarde.

Já a coleta domiciliar nesta rua é feita três vezes por semana, e a coleta seletiva, duas vezes.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias