Notícias



Seu problema é nosso

Falta de asfalto em rua de Porto Alegre impede a passagem de veículos 

Buracos enormes dificultam, também, o trânsito de pedestres no local

24/03/2016 - 08h16min

Atualizada em: 24/03/2016 - 13h48min


A falta de asfalto na Rua dos Eucaliptos, na Parada seis da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, tem causado muitos problemas para os moradores do local. A constante formação de buracos, principalmente quando chove, é o alvo das reclamações. A auxiliar de serviços gerais Rita de Cássia Cardoso dos Santos, 39 anos, que há 20 mora nesta via, diz que a rua está cheia de crateras que têm dificultado o trânsito de veículos e pedestres.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

– Não é incomum ver um carro ficando com a roda presa ou, simplesmente, parando, por não conseguir avançar na rua. Sem contar nós, pedestres, que precisamos caminhar cuidando para não tropeçar e torcer o pé ou cair num buraco – diz Rita.

Lixo

O recolhimento do lixo é feito, via de regra, três vezes por semana na Rua dos Eucaliptos. Entretanto, com a via intransitável, o DMLU teria avisado a comunidade que está muito difícil passar com o caminhão.

– Estamos deixando as sacolas em outras ruas que tem asfalto para quando o pessoal do DMLU passar, levarem nosso lixo, porque senão vai virar uma montanha de sujeira aqui se eles não conseguirem mais entrar na rua. O problema é que eles já avisaram que, nessas condições, eles não conseguem passar – relata Rita.

Quando o tempo está seco, segundo Rita, alguns moradores tentam tapar os buracos com terra para amenizar a situação. Mas basta ameaçar chuva que tudo volta a ficar como antes.

Canos quebrados

Apesar de ter saneamento básico, os canos de esgoto estouram cada vez que surge uma nova cratera. Esgoto correndo a céu aberto é outra situação enfrentada pelos moradores da Rua dos Eucaliptos.

– Além de tudo, somos obrigados a conviver com o mau cheiro e água podre no portão das nossas casas, é horrível – queixa-se Rita.

O DEP esteve na Rua dos Eucaliptos na manhã desta quinta-feira e fez hidrojateamento de 140m da rede pluvial.

Espera

Rita conta que o estado da rua piorou de um ano para cá. Ela entrou em contato com a prefeitura diversas vezes, mas só prometeram providências e não cumpriram.

Pedido precisa estar no OP

O CAR Lomba do Pinheiro informou que a rua não está no Orçamento Participativo 2016 para receber asfalto. Wagner Chaves, gestor de Democracia Participativa local, diz que para a entrar no OP é preciso juntar mais de dez moradores e eleger um representante. Para ser asfaltada, a via precisa ter dois metros de calçada para cada lado e seis metros de largura.

O projeto no OP passa por julgamento de viabilidade financeira e técnica. O acompanhamento do processo pode ser feito pelo site da prefeitura. Os telefones do CAR para informações são 3289-8388 e 3289-8363. Um protocolo foi aberto pelo CAR solicitando que a Smov coloque saibro na rua.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias