Notícias



Seu problema é nosso

Aposentado de Gravataí precisa de cirurgia urgente na coluna

Ademar sofreu um acidente no dia 18 de abril e, desde então, aguarda para ser operado

04/05/2016 - 08h23min

Atualizada em: 04/05/2016 - 08h24min


O aposentado Ademar Baum, 74 anos, aguarda desde o dia 18 de abril para fazer uma cirurgia de urgência na coluna cervical.

Ele caiu de uma escada móvel enquanto tirava o forro da casa, no Bairro Nossa Chácara, em Gravataí, onde mora. Ademar, que estava sozinho no momento do acidente, ficou deitado no chão, gritando, até que um vizinho ouviu seu desespero, chamou o Samu e os familiares.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Gravidade

Ademar foi levado para o Hospital Dom João Becker e, desde então, passa os dias à base de morfina para aguentar a dor. De acordo com a neta, a professora Gabriela Baum Correa, 22 anos, Ademar quebrou a sétima vértebra da coluna cervical e a demora em operá-lo pode trazer sérias consequências.

– Estamos com muito medo porque se ele continuar do jeito que está, sem receber o tratamento adequado, pode até ficar tetraplégico – diz Gabriela.

No leito do hospital, Ademar precisa de acompanhante 24 horas. Ele não consegue se mexer, nem fazer nada sozinho. Além da cirurgia não ter acontecido ainda, Gabriela reclama que do pouco caso do poder público em relação à situação do avô.

– Nossa família está se revezando para cuidar dele. É muito triste ver o meu avô desse jeito e ninguém fazer nada – queixa-se ela.

Ademar está imobilizado com talas e colar cervical. A operação chegou a ser agendada para o dia 29 de abril para acontecer no dia seguinte.

Contudo, no dia, a família descobriu que a cirurgia havia sido cancelada, pois o Hospital de Viamão, para onde ele seria transferido, não tem os pinos certos para colocar no pescoço de Ademar.

Ajuda

Diante do desespero, Gabriela conta que ela e a família buscaram ajuda em todos os lugares possíveis: no próprio hospital, na prefeitura, na Secretaria da Saúde, com um vereador, e nada adiantou. Preocupada, a neta descreve o avô como um homem muito ativo.

– Apesar de ter 74 anos meu avô sempre fez tudo sozinho, não conseguia ficar parado. Só quero que operem ele de uma vez, antes de aconteça algo pior, não aguento mais ver isso acontecendo com ele – diz ela.

Segundo hospital, consulta está marcada para esta quinta-feira

A prefeitura de Gravataí informou que o paciente foi inserido no sistema da Secretaria Municipal da Saúde com prioridade urgente e encaminhado para o Hospital Dom João Becker.

A partir desse encaminhamento, a responsabilidade pelo paciente passa a ser do próprio hospital para que dê continuidade aos procedimentos necessários para o seu restabelecimento.

Alta complexidade

A assessoria de comunicação do Hospital Dom João Becker informou que o paciente necessita de procedimento de alta complexidade e que o hospital não tem esta habilitação pelo SUS.

Segundo a assessoria, Ademar precisa ser transferido para um hospital habilitado por meio da Central de Leitos da Secretaria da Saúde do Estado, o qual ele está cadastrado.

A consulta dele está agendada em serviço de referência para amanhã.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias