Notícias



Seu problema é nosso

Falta de tiras para medir glicose em posto de saúde causa prejuízo para família de Viamão

Na farmácia, cada estojo com 25 fitas custa a partir de R$ 85

15/06/2016 - 08h15min

Atualizada em: 15/06/2016 - 08h18min


Há cerca de dois meses, a empregada doméstica Ana Raquel Eufrazio Ferreira, 41 anos, trava uma luta diária com a Unidade de Saúde Básica São Lucas, em Viamão, ou, como é conhecido pelos moradores, o Posto da 44. O problema é que as tiras para teste de glicose estão em falta.

A filha de Ana, Luana Eufrazio Ferreira, 16 anos, tem Diabetes Tipo 1 e precisa fazer o teste, no mínimo três vezes ao dia, para aplicar a insulina e se alimentar.

Sem as fitas, a saúde da menina fica comprometida.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Para ter direito a cem tiras de teste por mês pelo sistema público de saúde, Ana precisou entrar na Justiça assim que descobriu a doença da filha. Na época, Luana estava com 11 anos de idade.

– A Luana começou a perder peso repentinamente e nós a levamos ao hospital. Eles pediram vários exames mas não deram nenhum remédio. Uma noite ela teve uma crise muito forte e, quando foi para a emergência, constataram a Diabetes Tipo 1. Desde então, ela se trata no Instituto da Criança com Diabetes, no Hospital Conceição – conta Ana.

Na farmácia, cada estojo com 25 fitas custa a partir de R$ 85 e a família de Luana não tem condições de comprar, pois ela utiliza pelo menos cem fitas e o gasto é alto.

– O caso da minha filha é bem grave, ela não pode descuidar nenhum momento e é um direito dela ganhar as fitas pelo município. Já liguei diversas vezes para a Secretaria da Saúde e eles só informam que está em falta. É um gasto muito alto para nós – desabafa a mãe.

Ana Raquel aceita doações de fitas para a filha. Entre em contato pelo telefone 8528-1361.

Prefeitura diz que previsão de entrega é para 27 de junho

Quem depende da prefeitura de Viamão para retirar as fitas para medir glicose ainda vai ficar na mão por mais uns dias.

Isso porque ontem, a prefeitura confirmou que o produto está em falta nas unidades de saúde do município, problema que ocorreu devido a uma complicação no processo licitatório coletivo no qual o município participava.

Fim do mês

Em função disso, a prefeitura informou que o município realizou o processo licitatório individual.

Assim, a previsão é que as tiras devem ser disponibilizadas nas farmácias das unidades de saúde de Viamão a partir do dia 27 de junho.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias