Notícias



Aniversário

Biblioteca comunitária do Morro da Cruz comemora dez anos

Festa será neste sábado, em Porto Alegre, e terá oficina de leitura e apresentações

13/08/2016 - 07h03min

Atualizada em: 13/08/2016 - 07h04min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail

É no olhar atento de quem ainda está aprendendo a ler, como Kelven Alejandro Alves Armani, seis anos, que vive a importância da biblioteca comunitária Ilê Ará, instalada no alto do Morro da Cruz, em Porto Alegre. Em dez anos de existência, comemorados neste sábado, a Casa do Povo – significado do nome na língua africana iorubá – ajudou a alfabetizar centenas de moradores da região. A mais antiga das oito bibliotecas comunitárias da Capital se tornou referência para outras tantas espalhadas pelo Brasil.

Premiada pelo Ministério da Cultura e vencedora do projeto Itaú/Unicef 2015 pelo incentivo à leitura, a Ilê Ará tem seis mil livros catalogados e atende cerca de 1,5 mil leitores por mês – a maior parte deles é da rede pública de ensino da cidade. Segundo o irmão Alecson Marcon, diretor da Ação Social do Murialdo, entidade responsável, a biblioteca é a criadora do projeto Mala de Leitura, que se espalhou pelo Brasil.

– Por 15 dias, o morador inscrito na biblioteca leva para casa uma mala contendo até 20 livros. É uma forma de incentivarmos a leitura na família – explica.

Direito
Mas é na própria biblioteca que o encanto pela literatura se espalha até mesmo entre os que engatinham nas palavras. Por meio da contação de histórias, crianças como Kelven Alejandro e Mel Valença, cinco anos, conhecem novas histórias e despertam a curiosidade para a leitura. Na sexta-feira passada, o Jardim B da Emei Padre Ângelo Costa, da qual os dois pequenos fazem parte, encantou-se com a biblioteca.

– Gostei dos livrinhos com números – contou Kelven, segurando um livro de matemática.

– Eu prefiro as histórias com princesas – confidenciou Mel.

Para atrair novos leitores, o entusiasmado coordenador da biblioteca e professor de História, Luiz Augusto Alencar dos Santos, 49 anos, não se limita à leitura. Ele canta, dança e brinca com as crianças para que, um dia, elas possam retornar como leitores – principal objetivo da mantenedora da biblioteca.

– O acesso à leitura é um direito de todos _ afirma o irmão Alecson.

Leia mais
Jovens do Morro da Cruz lançam livro de poesia sobre a realidade da periferia
Confira todas as notícias do dia

Festa de aniversário
Neste sábado, a partir das 10h, haverá uma programação especial na biblioteca para comemorar o aniversário. Apresentações de dança, oficina literária, sarau de poesia e descerramento da placa em homenagem ao escritor Moacyr Scliar, padrinho da biblioteca. A festa é aberta à comunidade.

Serviço
* A biblioteca funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
* Para se cadastrar na biblioteca é preciso apresentar identidade, CPF e certificado de residência (não obrigatório).
* O interessado em retirar livros na biblioteca pode ser morador de qualquer parte da cidade.
* Se for menor de 12 anos, precisa da presença de um responsável.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias