Notícias



Seu problema é nosso

Cratera no meio da rua representa perigo e atrapalha trânsito em comunidade de Porto Alegre

De acordo com o Dep, o serviço de reconstrução da rede de esgoto deve iniciar nesta quarta-feira

17/08/2016 - 08h06min

Atualizada em: 17/08/2016 - 08h07min


Há três semanas, parte da Rua Doutor Osvaldo Degrazia, entre os números 85 e 90, no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, afundou, causando a abertura de um pequeno buraco no meio da via.

Incomodado com a situação, o marceneiro João Pedro Guedes Alves, 44 anos, entrou em contato com a prefeitura por meio do Fala Porto Alegre (telefone 156) e registrou a reclamação.

Dias depois, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foi até o local. De tanto mexer no buraco, ele se transformou em uma cratera. Cavaletes de sinalização foram colocados em torno da abertura, mas o problema permaneceu sem solução.

– Eles vieram com máquinas, abriram, mexeram e o buraco ficou enorme. Os canos ficaram expostos e um deles vazando água – relata.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Conforme João Pedro, os moradores reclamaram o fechamento.

– Quando questionamos se não iriam fechar, informaram que é uma rede conjunta com o Dep e teriam que esperar eles finalizarem o serviço. Mas já se passaram duas semanas e nada – queixa-se.

Novamente o marceneiro entrou em contato com a prefeitura reclamando da situação. Uma equipe do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), esteve no local, mas segundo João Pedro, só olhou o caso e foi embora, sem solucionar o problema.

Trânsito ficou prejudicado no local

Por ficar no meio da rua, a cratera está prejudicando o trânsito na Doutor Osvaldo Degrazia, além de colocar em risco a vida de motoristas e pedestres.

De acordo com João Pedro, além de ser grande, o buraco é fundo e, se um carro de passeio cair, não deixará somente a roda presa.

– Está bem complicado e perigoso. Um carro pode cair praticamente inteiro ali dentro. E imagina se alguma criança está brincando por perto e sofre um acidente? – questiona o marceneiro, que mora no endereço há dez anos.

Outra preocupação é que o encanamento da via é antigo e está todo comprometido. Do outro lado da rua também está apresentando erosão.

– Só estamos com um lado da via disponível e se não consertarem de uma vez, logo vamos ficar sem o outro também – lamenta João Pedro.

Conserto será feito hoje

O Dep explica que houve o rompimento da rede pluvial. O serviço de reconstrução de rede com retroescavadeira está agendado para iniciar hoje. Serão substituídos em torno de 6m de tubulações.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias