Notícias



Revolução Farroupilha

20 de Setembro: como será o funcionamento de bancos, supermercados e outros serviços na Capital

Agências dos Correios e da CEEE-D estarão fechadas na segunda-feira, mas o comércio tem permissão para funcionar

16/09/2021 - 09h39min


GZH
GZH
Félix Zucco / Agencia RBS
Supermercados que tiverem acordos coletivos de trabalho com o sindicato poderão funcionar normalmente no feriado

Celebrado anualmente no Rio Grande do Sul, o feriado da Revolução Farroupilha causará alterações no funcionamento alguns serviços de Porto Alegre na próxima segunda-feira (20). Os bancos e as unidades de atendimento dos Correios e da CEEE-D estarão fechados, assim como as agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Sine municipal. 

Os ônibus irão operar conforme tabela horária de feriados, mas as lojas e os supermercados que possuírem acordo coletivo de trabalho com o sindicato do setor poderão funcionar normalmente. Os prontos-atendimentos e hospitais do município também permanecerão abertos 24 horas para atender a população. Confira, abaixo, mais detalhes sobre o funcionamento de cada um deles:

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira (20). As contas de consumo e carnês com vencimento na data poderão ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes também podem utilizar os canais alternativos, como internet banking e mobile banking, além dos caixas eletrônicos, para realizar transações financeiras.

Comércio

O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital tem permissão para funcionar durante o feriado estadual. No entanto, os proprietários das empresas devem estar atentos às regras da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que prevê a obrigatoriedade de acordo coletivo por parte das lojas que queiram contar com mão de obra de funcionários aos domingos e feriados. Os arquivos estão disponíveis para consulta no site do Sindilojas

Segundo a entidade, a jornada de trabalho para feriados pode ser estabelecida entre seis e oito horas. O horário de abertura para o comércio de rua é definido por cada empresa, enquanto as lojas localizadas em shoppings centers e centros comerciais seguem as normas desses empreendimentos. Em caso de dúvidas, os lojistas podem entrar em contato com o Sindilojas Porto Alegre pelo telefone (51) 3025-8300.

Correios

As agências dos Correios de Porto Alegre estarão fechadas na segunda-feira (20), mas a Central de Atendimento aos Clientes (CAC) funcionará normalmente, das 8h às 20h, pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais regiões). Os canais digitais de atendimento também estarão disponíveis pelo site da empresa. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte de uma atendente virtual, enquanto que para registrar manifestações devem acessar diretamente o Fale Conosco.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado da Revolução Farroupilha: domiciliar, seletiva e de resíduo público. As seções operacionais atuarão em regime de plantão, com equipes das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

De acordo com a CEEE-D, empresa do Grupo Equatorial Energia, as agências de atendimento não abrirão na próxima segunda-feira (20). Entretanto, o suporte aos clientes seguirá sendo realizado 24 horas pelo número 0800 721 2333 e pelos canais digitais, e as equipes de atendimento de emergência trabalharão normalmente. Para os serviços da agência virtual, é preciso acessar este site. Em caso de falta de energia, os clientes podem enviar um torpedo para 27307 com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC).

Supermercados

O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) informa que todos os supermercados que possuem acordos coletivos de trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre poderão funcionar normalmente durante o feriado na Capital, respeitando as regras previstas no instrumento coletivo firmado.

Saúde

Os prontos-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas para atender a população. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica também seguirão funcionando. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Já as unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas na segunda-feira (20). Contudo, a vacinação contra a covid-19 será mantida em alguns pontos, que serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O atendimento geral será retomado na terça (21), a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço. 

Prontos-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº) 
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil) 

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661, Independência)

Agências FGTAS/Sine

As agências FGTAS/Sine estarão fechadas na segunda-feira (20), devido ao feriado estadual. Na Capital, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132). O atendimento ao público será retomado na terça-feira (21).

Sine Porto Alegre

A unidade do Sine municipal, localizada na Avenida Sepúlveda, esquina com Avenida Mauá, no Centro Histórico, estará fechada durante o feriado da Revolução Farroupilha. O atendimento ao público será retomado na terça-feira (21), das 8h às 17h

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus circularão conforme tabela horária de feriados na segunda-feira (20). Durante o final de semana, o transporte público seguirá as tabelas normais de sábado e domingo. Os horários estão disponíveis no site da EPTC, e os usuários também podem conferir a localização dos ônibus em tempo real na função GPS do aplicativo TRI.

Trensurb

Até o fechamento desta matéria, a Trensurb não tinha informações sobre o funcionamento dos trens durante o feriado da Revolução Farroupilha.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias