Notícias



Fique atento

Feriado de Navegantes altera funcionamento de serviços como bancos, saúde e transporte em Porto Alegre

Além dos bancos, Correios, agências FGTAS/Sine e Sine Porto Alegre e unidades de saúde não terão atendimento na quarta-feira

01/02/2022 - 10h52min

Atualizada em: 01/02/2022 - 10h59min


GZH
GZH
Giulian Serafim / PMPA/Divulgação

Comemorado na quarta-feira (2), o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes afetará o funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre. É o caso dos Correios, dos bancos, das agências FGTAS/Sine e Sine Porto Alegre e das unidades de saúde e farmácias distritais, que não terão atendimento no feriado. 

Já as lojas que firmaram acordo coletivo de trabalho com o Sindilojas poderão funcionar normalmente na quarta-feira, com autonomia para decidir sobre os horários. Da mesma forma, os mercados com acordo coletivo podem abrir.

Os ônibus e os trens vão operar com horários reduzidos, conforme a tabela de domingos e feriados. Na quarta-feira, de acordo com a EPTC, haverá passe livre nos ônibus que circulam pela cidade. Também haverá alterações no trânsito por conta das comemorações da data.

Confira a situação de cada serviço:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências de bancos de Porto Alegre estarão fechadas na quarta-feira (2).  As contas que vencem nesse dia podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Neste dia, internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo.

Comércio

 Para o feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes, o Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas observem as regras estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria para o funcionamento das lojas em feriados. Os estabelecimentos que tiverem firmado acordo coletivo de trabalho poderão abrir normalmente com a mão de obra dos funcionários.

Quanto aos horários de abertura e fechamento, o comércio de rua possui autonomia para decidir. De acordo com o Sindilojas, é comum que esses estabelecimentos optem por funcionar entre 9h e 19h. Já as lojas localizadas em shoppings, galerias e centros comerciais devem seguir as regras destes empreendimentos.

Correios

Em razão do feriado, as agências dos Correios de Porto Alegre não terão atendimento na quarta-feira (2). Entretanto, a Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) funcionará de modo habitual nesse dia, das 8h às 20h, por não ser um feriado nacional. 

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de resíduo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156. 

Luz

A CEEE-D, empresa do Grupo Equatorial Energia, informa que as agências de atendimento em Porto Alegre estarão fechadas na quarta-feira (2). Quem precisar de atendimento pode buscar pelo 0800 721 2333, que atende 24h, e pelos canais digitais. Para os serviços da agência virtual, é preciso acessar o site da CEEE. Para comunicar falta de energia, basta enviar a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora para 27307. 

Supermercados

Todos os supermercados que possuem Acordos Coletivos de Trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre poderão funcionar normalmente no feriado de 2 de fevereiro em Porto Alegre, respeitadas as regras previstas no instrumento coletivo firmado pela empresa e sindicato laboral.

Saúde

Os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no feriado de quarta-feira (2), retomando o atendimento na quinta-feira (3). No caso da vacinação contra covid-19, os pontos e horários de quarta serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pronto-atendimentos 24h:

- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)

Hospitais:

- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Agências FGTAS/Sine

As Agências FGTAS/Sine de Porto Alegre estarão fechadas no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes. Na Capital, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).

Sine Porto Alegre

O Sine Porto Alegre, localizado na esquina das avenidas Sepúlveda e Mauá , não terá atendimento na quarta-feira (3) devido ao feriado. O serviço será retomado na quinta-feira (3), às 8h. 

Ônibus

A Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC), informa que nesta quarta-feira (2), feriado de Navegantes haverá passe livre nos ônibus de Porto Alegre. Para orientar os fiéis durante a visitação à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, agentes estarão no local. Das 7h às 20h, a Avenida Sertório será bloqueada entre  Voluntários da Pátria e Santos Pedroso. A acesso à Ponte do Guaíba permanecerá liberado nos dois sentidos.

Trensurb

Na quarta-feira (2), os trens da Trensurb operam conforme tabela de fins de semana e feriados, com intervalo entre 20 e 25 minutos ao longo do dia nos dois sentidos. Confira aqui a tabela de horários.  
 

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias