Notícias



Internet móvel

5G em Porto Alegre: é preciso trocar o chip do celular e o plano da operadora?

Capital deve receber a tecnologia até o fim deste mês

21/07/2022 - 13h16min

Atualizada em: 21/07/2022 - 13h16min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail
Marcelo Casagrande / Agencia RBS
De acordo com a Anatel, 67 tipos de aparelhos suportam a tecnologia que chega neste mês em Porto Alegre

O 5G, a quinta geração de internet móvel, deve estar disponível em todas as capitais brasileiras até setembro. No momento, apenas Brasília já tem a conexão. 

Em Porto Alegre, a expectativa é que a tecnologia seja liberada até o fim deste mês. Claro, Vivo e Tim são as operadoras autorizadas a operar na faixa, também chamada de 5G SA, Standalone ou "5G pura".

Interessados na adesão à conexão devem ter atenção a duas situações. A primeira delas é ao modelo de celular que suporta o 5G. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no momento, 67 aparelhos que suportam a tecnologia e foram homologados pela agência no país. 

Outra situação é quanto aos planos das operadoras que oferecerão o serviço na Capital e aos chips utilizados pelos clientes. Por isso, GZH reuniu informações iniciais sobre o que muda para os usuários da Vivo, Tim e Claro que desejam ter o acesso ao 5G no celular. 

Vivo

De acordo com a empresa, os clientes com chip 4G já têm acesso ao 5G. Além disso, nas regiões com cobertura, a conexão será automática e, por isso, o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho. A Vivo diz possuir um portfólio com 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz. Por isso, para usar o 5G da Vivo, basta ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia. A empresa ainda não informou se haverá aumento de custo do plano para a nova conexão na Capital.

Claro

A Claro adotou a marca 5G+ para se referir à rede 5G "pura". Para usá-la, o cliente da operadora terá de trocar o chip e ter um plano compatível com a tecnologia. Além disso, precisará ter um dispositivo capaz de receber a conexão. A 5G DSS, considerada uma rede de transição entre o 4G e 5G, continuará disponível aos clientes em Porto Alegre e outras 34 cidades. A empresa ainda não informou sobre o custo do plano para a nova conexão na Capital.

Tim

A Tim não informa em seu site sobre como serão os procedimentos em Porto Alegre. No entanto, há informações sobre a atuação em Brasília, a primeira cidade do Brasil a receber o 5G. Segundo a empresa, o cliente não precisará trocar de chip nem de plano pra usar a nova conexão.

Na capital do Brasil, a nova tecnologia será gratuita apenas por 12 meses. Depois, o 5G deve custar R$ 20, além do plano já contratado pelo cliente. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Tim, mas não recebeu retorno sobre valores para os clientes de Porto Alegre até o momento. Além de ter o aparelho compatível com a conexão, o cliente deve aderir ao novo pacote do 5G.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias