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Veja dicas para acessar e deixar o aeroporto Salgado Filho com o novo sistema de cobrança

Controle da permanência no meio-fio mudará hábitos de circulação de passageiros e motoristas no térreo, onde quem desembarca de voos normalmente inicia viagem em carro

10/08/2022 - 08h49min

Atualizada em: 10/08/2022 - 08h49min


Roger Silva
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Jean Peixoto
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Jefferson Botega / Agencia RBS
Mesmo com três meses de testes, regras de tempo e cobrança pegaram alguns condutores e viajantes de surpresa

As comunicações anexadas nas cancelas que foram instaladas de modo experimental em abril avisavam: esta segunda-feira (8) seria o primeiro dia de cobrança por permanência maior do que 10 minutos junto ao meio-fio do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Mesmo com outros pequenos cartazes espalhados pelos dois pisos e por vias internas, houve quem fosse pego de surpresa ao precisar correr contra o tempo para evitar a taxa de R$ 20 por permanência mais longa.

A reportagem de GZH acompanhou as primeiras horas dessa cobrança, ouvindo motoristas de aplicativos, homens e mulheres que vinham buscar colegas de trabalho ou parentes por conta própria, fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e funcionários da Estapar, que administra o estacionamento.

O pagamento pode ser feito nos pontos de autoatendimento da Estapar localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída (saiba mais sobre a quitação ao final deste texto). Na manhã de estreia da cobrança não havia filas nos totens automatizados, com pagamento via cartões. Os guichês internos, que ficam no edifício-garagem, no entanto, dão a possibilidade de pagar com dinheiro em espécie, com auxílio de atendentes.

Veja abaixo algumas dicas para cada etapa do deslocamento que agora tem cobrança vinculada:

O que fazer na chegada

A bifurcação que leva ao setor de desembarque de passageiros, no térreo, e ao local para deixar aqueles que vão embarcar, no segundo piso, dificultou a manobra de quem se enganava de cancela na entrada do aeroporto. As placas são as mesmas que sempre indicaram embarque no andar superior e desembarque no inferior, a diferença é que agora se formam filas nas cancelas, o que dificulta uma manobra em caso de eventual engano.

Já o problema de lentidão no sistema que emite os tíquetes, relatado ao longo dos meses de testes, não se repetiu nessa segunda-feira.

O andar superior, por onde acontecem os embarques dos voos que decolam do Salgado Filho, é consideravelmente menos movimentado. Assim, surge a possibilidade de um motorista combinar que seu caroneiro o espera no segundo piso para evitar o tumulto do meio-fio principal, reduzindo o tempo de espera interna.

No térreo, a primeira metade da extensão do meio-fio é de pontos de táxi, do lado direito, e de paradas de veículos de aplicativos e de ônibus do transporte público, do esquerdo. Depois, sim, há espaços para vans e carros particulares ou de aplicativos encostarem para embarque e desembarque de caroneiros. 

A grande mudança para quem trabalha com os aplicativos é não poder mais finalizar uma corrida levando alguém ao aeroporto e esperar ali o próximo chamado por mais de 10 minutos. Ainda que no segundo piso o movimento seja muito menor, sem espera para estacionar ou arrancar, não há tempo hábil para fazer a volta nas vias internas e encontrar um novo passageiro no andar térreo. A solução até agora encontrada é correr nas vias internas para conseguir finalizar uma corrida e começar outra em menos de 10 minutos, ou deixar o aeroporto sem passageiro, para evitar a cobrança, e reingressar depois de fazer os retornos nas vias externas.

— O tempo de 10 minutos é pequeno, principalmente considerando o tamanho da volta entre o andar superior e o inferior. Deixar um passageiro no embarque e pegar outro no desembarque, por exemplo, é impossível, pois é preciso sair da catraca para não pagar os R$ 20 e fazer uma volta gigante pra entrar de novo. Além do que as pessoas não estão acostumadas, se distraem e não nos encontram, ou têm limitação de agilidade, como idosos, crianças, ou carregando muitas malas, e precisam de mais tempo para embarcar ou desembarcar no carro — avalia Rodrigo Rossa, motorista de aplicativo.

A Fraport ressalta, através da assessoria, que não proíbe o retorno pelas vias internas do aeroporto, independente de quanto tempo demore ou quanto dinheiro custe este deslocamento para qualquer tipo de motorista.

O que fazer ao aguardar passageiros ou transporte

Diferente do alertado pelos agentes da EPTC à reportagem na segunda-feira, o espaço não será mais alvo de fiscalização dos servidores. A rotina dos "azuizinhos" incluirá o aeroporto apenas quando houver algum chamado específico denunciando violação de lei, ou na checagem dos horários dos veículos do transporte público que têm o Salgado Filho no itinerário.

As placas sinalizam que é proibido estacionar, com exceção apenas para embarques e desembarques. Porém, caberá aos funcionários da Fraport e do estacionamento particular - como em qualquer shopping ou demais estabelecimento semelhante - a fiscalização das regras internas, de acordo com a EPTC.

Para cumprir o prazo cortesia é indicado que por volta dos oito minutos de permanência o motorista se encaminhe para a cancela, de modo a não pagar os R$ 20. A saída mais econômica é pagar R$ 19 por uma hora de vaga fixa em algum dos três estacionamentos instalados no local. Há, ainda, a possibilidade de pagar R$ 16 e deixar o veículo por até três horas nos estacionamentos, quando a reserva e o pagamento são feitos com hora fixa e de maneira antecipada via aplicativo ou site na internet.

Outra dica que a reportagem ouviu de passageiros e motoristas é que quem está chegando de viagem só acione sua condução — via aplicativo ou chamando quem vai lhe dar carona — depois que já estiver perto da porta externa do saguão do aeroporto, e não enquanto ainda estiver na aeronave ou aguardando a bagagem aparecer na esteira.

A Fraport afirma que realizou testes com passageiros portando bagagens e obteve resultados médios de 5 minutos e 10 segundos em momentos considerados com movimento "de pico". No entanto, a empresa não confirmou à reportagem se tais testes foram feitos com pessoas idosas ou com limitações de mobilidade.

Roger Silva / Agência RBS
Comunicação entre motorista e passageiros é essencial para manter agilidade nos embarques ao lado do portão 3

O que fazer na saída do aeroporto

As pistas que passam nos dois andares viram uma só a poucos metros das cancelas de saída do aeroporto. Por isso, é necessário atenção aos comandos dos fiscais da Estapar que estão na região orientando a melhor cancela para a otimização do fluxo. É importante que cada motorista esteja atento ao horário que entrou para saber, antes de parar na cancela, se precisará estacionar no recuo e descer do carro para pagar o valor devido pela permanência.

Nesse primeiro dia de cobrança, havia três funcionários auxiliando quem precisasse entender melhor o processo ou fazer o pagamento em um totem automatizado junto à saída. Quem descobrir na cancela que precisa pagar alguma taxa por ter extrapolado os 10 minutos tem a chance de manobrar e estacionar à esquerda, sair do carro e quitar a fatura.

Como é a cobrança

Conforme a nova regra, o uso do meio-fio para embarque e desembarque de passageiros é permitido gratuitamente por apenas 10 minutos. Caso esse período seja excedido, serão cobrados R$ 20 a cada 10 minutos ultrapassados.

O pagamento desse valor pode ser feito com cartões nos pontos de autoatendimento da Estapar localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída. O único guichê com pessoas atendendo e possibilidade de pagar com dinheiro em espécie é no térreo do edifício-garagem. A contratação de uma vaga nos estacionamentos de permanência maior também é feita com o mesmo ticket.

Pessoas com deficiência (PCDs) podem conseguir isenção durante 30 minutos. Para isso, devem enviar um e-mail para ouvidoriapoa@fraport-brasil.com com o assunto: “PCD – utilização meio-fio”. No corpo do e-mail deve constar nome completo, data da viagem, número e horário do voo, companhia aérea, cópia da credencial de beneficiário, conforme previsto na lei 13.146/15, e o Termo de Consentimento LGPD assinado com 72 horas de antecedência.

O requerente receberá por e-mail um código de acesso. Ao chegar ao aeroporto, deverá retirar o ticket no equipamento normalmente e se dirigir às vagas demarcadas no meio-fio.  Após a utilização do meio-fio para o embarque ou desembarque, caso necessite tempo extra, deverá se dirigir ao guichê de pagamento da Estapar, no piso 1 do edifício-garagem, para validação do ticket. O ticket só será validado mediante a apresentação do código encaminhado por e-mail.

As regras

  • Dez minutos estacionado para embarque e desembarque: não há cobrança;
  • Após 10 minutos, serão cobrados R$ 20 a cada 10 minutos ultrapassados;
  • Se ficar 11 minutos serão cobrados R$ 20, se ficar 21 minutos, pagará R$ 40;
  • O pagamento pode ser feito nos pontos de autoatendimento da Estapar localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída;
  • Os motoristas que precisarem permanecer mais tempo poderão buscar as áreas de estacionamento, que serão acessadas com o mesmo tíquete;
  • Pessoas com deficiência (PCDs) que necessitarem de tempo superior aos 10 minutos devem enviar um e-mail para ouvidoriapoa@fraport-brasil.com com 72 horas de antecedência à viagem, conforme regramento especifico disponível neste link.

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