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Famílias que estão no Cadastro Único há mais de dois anos precisam atualizá-lo até sexta-feira; veja se é o seu caso

Urgência é para pessoas que não atualizaram dados entre os anos de 2016 e 2017

12/10/2022 - 09h00min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
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Kathlyn Moreira / Agencia RBS
Na tarde desta terça-feira (11), movimento estava dentro da normalidade no posto descentralizado de secretaria

Quem está inscrito no Cadastro Único e não faz atualização dos dados há mais de dois anos precisa fazer a renovação até a próxima sexta-feira (14) para que benefícios como o Auxílio Brasil não sejam bloqueados. Em Porto Alegre, o atendimento já não gera mais filas extensas como as registradas no mês de julho. A orientação da prefeitura é que pessoas que não atualizaram o CadÚnico desde 2016 e 2017 procurem com mais urgência as unidades descentralizadas até o final do prazo (veja os locais abaixo). 

Na tarde desta terça-feira (11), todas as vagas para atendimento no posto descentralizado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na Avenida João Pessoa, já haviam sido preenchidas, e os usuários aguardavam sentados. Conforme uma funcionária, cerca de 120 atendimentos são realizados diariamente no local. É possível agendar horário pelo telefone 156 ou chegar por volta das 7h30min para entrar na espera do dia. 

De acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), desde julho, Porto Alegre atendeu mais de 67 mil famílias no Cadastro Único. Foram mais de 18 mil atualizações de dados e 19 mil novos cadastros nos mutirões descentralizados e nas unidades de atendimento. Além disso, 30 mil pedidos de consultas ao sistema, ou seja, são pessoas que não precisavam fazer atualização, mas que acabaram comparecendo aos locais. 

Para evitar esses deslocamentos, a população pode acessar o aplicativo Cadastro Único ou o site para verificar sua data de renovação e situação atual. Mudanças como endereço, novo integrante na família, falecimento, troca de escola das crianças, entre outros, necessitam ser informados presencialmente. No entanto, há casos em que a atualização pode ser efetuada diretamente no aplicativo.

Segundo a Fasc, quem não faz a atualização, não terá os benefícios cancelados automaticamente, mas ficará bloqueado até regularizar as informações. Há um prazo de bloqueio e outro de exclusão. Caso aconteça, o usuário precisa fazer um novo cadastro e passa novamente por avaliação.  

Conforme a prefeitura, desde setembro a procura por atendimento ficou estabilizada. Entre os motivos estão o agendamento pelo telefone 156 e a ampliação de horários após a grande demanda registrada na metade do ano. 

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as consultas ao Número de Inscrição Social (NIS) podem ser feitas diretamente no balcão, sem precisar entrar na fila. Também é possível visualizar os detalhes do cadastro no site. 

O prazo para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica segue até 16 de dezembro deste ano.

Documentos necessários

  • As famílias devem levar documentos originais para novos cadastros e cópia dos integrantes da família se for apenas atualização.
  • É importante que o responsável familiar tenha no mínimo 16 anos, esteja com documento original e leve também o comprovante residencial, CPF ou Título de Eleitor. Para os demais membros da família, são aceitos Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. 
  • Se houver crianças, é necessário apresentar a declaração escolar.
  • Para agilizar o atendimento, saiba informar o CEP da residência e a unidade de saúde que é referência.

Mais informações no site da prefeitura de Porto Alegre

Para que serve o Cadastro Único?

O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.

Agendamento prévio

O atendimento para atualização cadastral e novos Cadastros no Sistema do Governo Federal pode ser realizado via Central do Cidadão, por meio do site 156 WEB, e pelo App 156+POA, em aparelhos iOS e Android. 

Locais de atendimento nesta modalidade de agendamento: 

  • SMDS (Avenida João Pessoa, 1105)
  • Subprefeitura Cristal (Avenida Copacabana, 1096 - Bairro Tristeza)
  • Subprefeitura Belém Novo (Avenida Desembargador Jorge Melo Guimarães, 12)

Onde atualizar o cadastro presencialmente em Porto Alegre

Unidade de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): avenida João Pessoa, 1105
  • Vida Centro Humanístico: avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi
  • Sine Municipal: avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico (previsão de 100 fichas diárias)
  • Estação Cidadania - Pracinha da Cultura: Estrada João de Oliveira Remião, 5250, parada 13

Unidades Descentralizados nas Subprefeituras - De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min

  • Região Cristal: Avenida Copacabana, 1096, bairro Tristeza
  • Região Extremo-Sul: Avenida Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo
  • Região Restinga: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova
  • Região Partenon: Avenida Bento Gonçalves, 6670 (terminal Antônio de Carvalho)
  • Região Leste: Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus
  • Região Norte: Rua Afonso Paulo Feijó, 220, Sarandi
     

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