Notícias



Ensino Superior

Tudo o que você precisa saber para o Enem 2022

Confira informações como horário da prova, o que é preciso levar, tempo de duração e o que é proibido no local do exame 

13/10/2022 - 10h49min

Atualizada em: 18/10/2022 - 10h39min


GZH
GZH
Anselmo Cunha / Agência RBS
Como em outras edições, portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h

Nos dias 13 e 20 de novembro, mais de 3,3 milhões de brasileiros são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Rio Grande do Sul, são 146,7 mil inscritos e 106 cidades onde o exame será aplicado. No primeiro domingo, os candidatos fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo,  respondem questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

O Enem é utilizado para avaliar o ensino e o desempenho dos estudantes no final das etapas de educação básica. A nota é também é usada como forma de ingresso em universidades, tanto nas públicas quanto nas privadas. Podem participar do exame alunos que estão concluindo o Ensino Médio ou que já concluíram,além dos treineiros, que são estudantes que vão concluir o Ensino Médio após 2022. 

Essas e outras informações estão no edital do exame, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ajudar os candidatos a se prepararem para uma das provas mais aguardadas pelos estudantes brasileiros, a GZH montou uma lista com tudo que você precisa saber sobre o Enem 2022.  

O que é preciso saber antes de fazer o Enem 2022?

Data, hora e local  do Enem 2022

Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. É proibido entrar após o fechamento. O local de prova foi informado no cartão de confirmação da inscrição e pode ser conferido na página do participante, neste link. 

As provas começam às 13h30min, e o candidato que começar antes da autorização do chefe de sala será eliminado. No primeiro domingo, 13 de novembro, a aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração, com término da às 19h. No segundo domingo, 20 de novembro, são cinco horas de prova, com o final do exame previsto para 18h30min. 

O tempo mínimo de permanência na sala é duas horas. O participante que sair antes disso será eliminado. O caderno de questões só poderá ser levado pelos candidatos que deixarem as salas faltando 30 minutos para o término da prova. 


O que levar?
 

Apenas dois itens são obrigatórios para realizar as provas: documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É aconselhado que o estudante leve mais de uma caneta, para reserva, caso uma estrague ou seja extraviada. Os documentos aceitos são: 

  • carteira de identidade
  • passaporte
  • carteira de habilitação
  • carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997
  • Carteira de Registro Nacional Migratório ou documento provisório de Registro Nacional Migratório
  • Em formato digital é possível usar e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentado nos aplicativos oficiais

Além da caneta e de documento oficial, outros itens que podem tornar a experiência mais tranquila. Para começar, é recomendado que o participante leve o cartão de confirmação da Inscrição impresso. O documento, porém, deve ser guardado no envelope porta-objetos antes da entrada da sala, assim como óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu ou similares. Também devem ficar no envelope acessórios como protetor auricular, relógios, celulares, smartphones, tablets, tecnologias vestíveis, calculadoras, agendas eletrônicas e outros dispositivos eletrônicos. A lista completa de materiais que não podem ficar de posse do candidato durante a prova está no edital, disponível neste link. O envelope será fornecido pelo chefe de sala, deverá ser identificado e permanecer lacrado até a saída do local de prova. 

Os estudantes podem levar garrafas de água e lanches como chocolates, salgadinhos e frutas, por exemplo. O edital ressalta, porém, que quem não permitir que o fiscal vistorie o alimento pode resultar em eliminação. 

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Candidatos são responsáveis pelo descarte das máscaras

Uso de máscara 

Nos estados ou municípios que não obrigam o uso da máscara para prevenção à covid-19 em locais fechados, o uso é facultativo. 

A máscara só é exigida em cidades onde ainda é determinado o uso em ambientes fechados. Nessas cidades, pode ser eliminado o candidato que recusar-se a utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca.


Conteúdos
 

No primeiro domingo, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. São 45 questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Já a redação é um texto de até 30 linhas, em estrutura dissertativo-argumentativa, que deve ser sobre o tema proposto. Na prova de ciências humanas e suas tecnologias, os candidatos deverão responder 45 questões de história, geografia, filosofia e sociologia. 

No segundo domingo de prova, os candidatos realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A primeira prova é composta por 45 questões de química, física e biologia. A segunda, com mais 45 questões, será apenas de matemática. 

Os participantes recebem um caderno de provas e um cartão resposta. Os cadernos não serão corrigidos, então é importante que os candidatos marquem as respostas com caneta esferográfica preta no cartão resposta.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias