Notícias



Coronavírus

Com doses contra a covid para bebês, serviço de vacinação é oferecido nesta quinta-feira em Porto Alegre

Aplicação em crianças com mais de seis meses e comorbidades estará disponível

17/11/2022 - 08h59min

Atualizada em: 17/11/2022 - 08h59min


GZH
GZH
Antonio Valiente / Agencia RBS
Unidade móvel de saúde estará aplicando vacinas e oferendo outros serviços de saúde no bairro Anchieta

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre  vai aplicar doses contra a covid-19, a gripe e a poliomielite em diferentes pontos da cidade nesta quinta-feira (17).  A novidade é que a vacinação contra o coronavírus de bebês de seis meses a crianças de três anos incompletos, com comorbidades, começará nesta quinta também.  A vacinação de outras faixas etárias está mantida, para crianças e adultos, em diferentes locais. 

A vacina pediátrica da Pfizer estará disponível em 10 unidades de saúde: Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio, Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, São Carlos, Morro Santana, IAPI e Ilha dos Marinheiros.  Todos os postos atendem das 8h às 22h, com exceção da unidade Ilha dos Marinheiros, que funciona das 8h às 17h.   

Já para as crianças de três e quatro anos, que recebem a vacina da  CoronaVac, a aplicação vai ocorrer em oito unidades de saúde específicas.  A Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta oferecem a vacina das 8h às 21h. Tanto a primeira quanto a segunda dose pode ser encontrada em todos estes locais.

Para crianças acima de cinco anos, a imunização estará disponível em 19 pontos da Capital. Os responsáveis que não puderem levar as crianças durante o horário comercial têm a disposição nove unidades com atendimento estendido. Os postos Álvaro Difini, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza funcionam até as 21h.

Para pessoas acima dos 12 anos que precisam colocar em dia o cartão de vacinação, as doses estarão sendo oferecidas em 33 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa, que terá atendimento até as 17h. A quarta aplicação está disponível para todos acima de 18 anos, desde que tenham recebido a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente. 

Além disso, para facilitar o acesso e aumentar o percentual de imunizados, a unidade móvel de saúde estará em frente à Associação dos Moradores da Vila Dique, no bairro Anchieta. O ônibus ficará estacionado das 9h às 16h na avenida Dique, 855.

A proteção contra a poliomielite é oferecida para as crianças com menos de cinco anos que não tenham recebido alguma das cinco aplicações.  O esquema vacinal completo contra esta doença prevê três doses para bebês, aos dois, quatro e seis meses de vida, e duas aplicações de reforço. Caso a caderneta esteja atrasada, a criança pode receber doses até ter completado os cinco anos.  Todos os postos da Capital oferecem as gotinhas de acordo com o horário de atendimento de cada um. 

Já o serviço de vacinação contra a gripe continua nas 123 unidades de saúde de Porto Alegre e no Shopping João Pessoa. Qualquer pessoa a partir dos seis meses pode se vacinar.

Confira onde se vacinar contra a covid-19:  

Bebês e crianças com até três anos incompletos

  • Onde: unidades de saúde Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio, Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, São Carlos, Morro Santana, IAPI e Ilha dos Marinheiros.
  • Endereços e horários: confira no link
  • Comorbidades ou condição de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipetensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, síndrome de Down e cirrose hepática.
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Crianças  a partir dos três anos

  • Primeira dose: crianças a partir de três anos 
  • Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac e Pfizer há pelo menos 28 dias e oito semanas, respectivamente 
  • Onde: 19 unidades de saúde para crianças de cinco anos ou mais e oito unidades de saúde para crianças de três e quatro anos 
  • Endereços e horários: confira aqui 
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. 

Adolescentes e adultos 

  • Primeira dose: pessoas com 12 anos ou mais 
  • Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas e com CoronaVac/Butantan há 28 dias 
  • Terceira dose: pessoas a partir de 12 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses 
  • Quarta dose: pessoas a partir de 18 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses
    *Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional dois meses após o esquema primário 
  • Onde: Shopping João Pessoa (até 17h), além de 33 unidades de saúde 
  • Endereços e horários: confira aqui 
  • Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. 

MAIS SOBRE

Últimas Notícias