Notícias



Enem 2022

Por que as provas do Enem têm cores diferentes?

Confira os motivos para o Inep adotar cores diferentes para as provas do Enem

02/11/2022 - 12h26min


GZH
GZH
Débora Ely / Agência RBS
O Inep criou modelos diferentes de cadernos de questões para evitar que os candidatos possam obter ou passar respostas durante a execução do exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem datas definidas: ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro. Com intuito de evitar que os candidatos passem informações durante a execução da prova ou que consigam enxergar a resposta que outro participante marcou, foram criadas cinco versões dos cadernos de questões, nas cores amarelo, azul, branco, cinza e rosa.

Apesar das cores se diferenciarem, todos cadernos apresentam as mesmas questões, só que distribuídas em ordem diferente. 

Como serão as provas do Enem 2022

No primeiro dia de prova, os participantes receberão um caderno com 45 questões objetivas de linguagens (língua portuguesa, educação física, artes, interpretação de texto e língua espanhola ou inglesa, de acordo com escolha prévia do candidato), 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e instruções sobre o tema da redação — a única prova dissertativa do exame. Nesse domingo, a duração da prova é das 13h30min até 19h.

Já no segundo dia de prova, os candidatos receberão outro caderno, contendo 45 questões objetivas de matemática e outras 45 de ciências da natureza (biologia, física e química). A duração do exame nesse domingo será das 13h30min até 18h30min.

No dia 24 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de provas. Para que os candidatos possam realizar a consulta, precisam acessar o cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante

Segundo o edital do concurso, os gabaritos das provas serão disponibilizados até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação das provas, ou seja, até 23 de novembro. O Inep ainda não revelou a data que disponibilizará os resultados individuais, mas vale lembrar que eles poderão ser consultados na página do participante, no site do Enem.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias