Notícias



Será que chove?

Entenda o que significa a porcentagem de chuva que aparece na previsão do tempo

Assunto gerou debates nas redes sociais e deixou internautas com dúvidas

22/02/2023 - 10h05min

Atualizada em: 22/02/2023 - 10h07min


GZH
GZH
Bruno Todeschini / Agencia RBS
Previsão do tempo é uma probabilidade

Circulam pelas redes sociais, desde a última semana, informações confusas sobre o significado da porcentagem de chuva que costuma aparecer nas previsões do tempo. Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão. 

A meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki explica que a previsão do tempo é feita diante da análise de muitos dados ao mesmo tempo, como a atmosfera e o mar. Essas variáveis são observadas por meio de estações meteorológicas, imagens de satélite, radares e diversos mapas e gráficos gerados por supercomputadores. Com esses dados, é possível calcular a probabilidade de chuva no dia, mas não em quais partes ou percentual do território ela deverá cair. 

— No modelo de previsão do tempo, trabalhamos como uma grade. É como se fossem vários quadradinhos e cada um desses quadrados fosse uma cidade. Vamos supor que um quadradinho englobasse toda a cidade de Porto Alegre. Nos mapas, conseguimos ver a probabilidade de chuva desse espaço, mas não é possível ver qual a porcentagem de chuva para cada bairro da cidade, por exemplo — acrescenta. 

Com mais de 1,9 milhões de visualizações, a postagem no Twitter que iniciou o debate e gerou dúvida em muitas pessoas dizia exatamente o contrário. Nos comentários da publicação, há surpresa de alguns com a informação. Outros depositam mais teorias a respeito do significado da porcentagem na previsão do tempo, como internautas que achavam que o número indicava o volume da chuva ou que o cálculo é feito levando em consideração o território e a chance de precipitações. 

 — A porcentagem da chuva que aparece não é resultado desse cálculo, porque não temos como saber em quantos por cento do território irá chover. E o volume da chuva costuma aparecer em outro dado, que é o de acumulado. Se diz que o acumulado deve ser de 2mm, por exemplo, é porque em todo aquele quadradinho vai chover 2mm, mas não é possível prever em qual bairro chove mais ou menos — explica a meteorologista.

É por isso que não seria errado se o aplicativo mostrasse 100% de chuva para uma cidade enquanto algumas partes dela seguissem com tempo aberto. Maria Clara ressalta que a previsão do tempo é apenas uma probabilidade com base em cálculos matemáticos e, por isso, pode errar.

— Essa fake news volta e meia aparece. Quase todo ano temos que desmentir isso, já estamos acostumados — brinca a meteorologista.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias