Notícias



Pesquisa

Hospital São Lucas recruta voluntários para teste de vacina tetravalente contra a gripe

Público-alvo são pessoas com mais de 60 anos e com boas condições de saúde

30/03/2023 - 10h08min

Atualizada em: 30/03/2023 - 10h08min


GZH
GZH
Jefferson Botega / Agencia RBS
Pesquisa será coordenada por infectologista que também conduziu estudos de vacinas contra a dengue e contra o covid-19

O Hospital São Lucas da PUCRS está recrutando voluntários para testar uma nova vacina tetravalente contra o vírus da gripe. O objetivo do estudo é avaliar o perfil de segurança do imunizante. Neste levantamento, serão comparadas a vacina tetravalente, produzida pelo Instituto Butantan, e a vacina trivalente, que atualmente é o imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população. 

Podem participar do processo pessoas com 60 anos ou mais, que sejam saudáveis e não possuam doenças crônicas sem o devido controle, assim como doenças e uso de medicação que comprometem o sistema imunológico. De acordo com o hospital, trata-se de um estudo clínico duplo-cego randomizado no qual não haverá uso de placebo, ou seja, todos os participantes receberão um tipo de vacina. 

O levantamento será realizado por diversos centros de pesquisa no Brasil. Em Porto Alegre será coordenado pelo infectologista e diretor técnico do São Lucas, Fabiano Ramos. Ele também participou de pesquisas das vacinas contra dengue e contra o coronavírus. Para o especialista, a expectativa é de que a proteção tetravalente seja disponibilizada no ano que vem para população. 

— Esse estudo serve para compararmos a vacina trivalente, que já temos disponível na rede pública, a qual é composta por cepas dos vírus H1N1, H3N2 e um tipo de Influenza B, com a vacina tetravalente, que possui o acréscimo de mais um tipo de Influenza B e que já é também utilizada, mas em clínicas de vacinação particulares — destaca Ramos.

Os interessados em participar do estudo podem conferir os critérios de seleção e exclusão e realizar a inscrição neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320.5610.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias