Notícias



Turismo

Projeto cria rota turística de grafite na Vila Elizabeth, em Porto Alegre

Trajeto terá 20 painéis e muros grafitados

29/03/2023 - 05h00min


A capital gaúcha está cada vez mais colorida, com os grafites de diversos artistas espalhados pela cidade. Os grandes murais ganham destaques em locais com maior fluxo de pessoas. Agora, o projeto cultural Viva Elizabeth: Diálogos que Transformam a Vila tem o objetivo de descentralizar essas artes, criando uma rota turística de grafite, o Graffiti Tour, que será instalado na Vila Elizabeth, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre, no intuito de estimular o turismo na região. 

Serão pouco mais de 1,7 quilômetro de rota turística, com previsão de 20 painéis e muros grafitados ao longo do trajeto — que, aliás, faz o mesmo itinerário da linha de ônibus 613. A previsão é de que o espaço seja inaugurado em junho deste ano. 

Projeto Viva Elizabeth / Reprodução
Rota faz o mesmo itinerário da linha de ônibus 613

Apoio

A ação, promovida por meio de uma parceria entre os coletivos Conceito Arte e Abrigo, está sendo realizada com recursos do Fundo de apoio à Cultura, do governo do Rio Grande do Sul. De acordo como o coordenador geral do projeto, Tiago Santos, além das pinturas, também serão desenvolvidas, junto à comunidade, capacitações para passeios guiados e o cultivo de uma horta comunitária.

A visita guiada, que se inicia na Praça Oliveira Rolim e termina em um beco entre as ruas Pedro Moretto e Elias José Fermino, tem previsão para durar cerca de uma hora e passa por importantes pontos da comunidade, como a própria ocupação cultural Conceito Arte, a Paróquia Santa Catarina, além dos principais comércios locais e serviços públicos do bairro como a Unidade de Saúde, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Conselho Tutelar.

— Queremos fazer um movimento inverso ao que se costuma fazer quando pensamos em acesso à cultura, que, normalmente, precisa sair da periferia para ser consumida. A gente quer estimular o contrário, que as pessoas do Centro e de outras cidades da Região Metropolitana e do Estado venham até a periferia — comenta Tiago.

De acordo com o coordenador, a iniciativa é inspirada em rotas turísticas de outros países, em especial a Comuna 13, de Medellín, na Colômbia, terra natal da parceira e uma das diretoras do Coletivo Abrigo, Diana Caicedo. 

LEIA MAIS:
Concurso de texto e desenho em escolas de Canoas busca apoio para premiar talentos locais

Estátua de corpo de homem com cabeça de bode, em Alvorada, é homenagem a Belzebu, divindade da quimbanda, diz mãe de santo

Reciclador salva pitbull e cachorro o ajuda a superar depressão

Arte e legado aos jovens 

Jefferson Botega / Agencia RBS
Coordenadores entendem que estão deixando um legado à comunidade

Ao todo, o projeto somou mais de 80 pessoas interessadas, que se inscreveram via formulário online disponibilizado pelo grupo, que aceitou inscrições até o dia 2 de março. Desses, 30 grafiteiros foram selecionados para participar do projeto. Atualmente, as pinturas ocorrem conforme a disponibilidade de cada artista _ estando de acordo com a agenda dos coletivos.

O grafiteiro Leonardo Rodrigues Barbosa, 23 anos, autor de uma das obras já prontas na rota do grafite, conta que o realismo é o seu principal estilo em suas artes: 

— É um estilo que estudo muito. Sempre tento fazer uma junção com as letras, que vêm da essência do grafite.

Futuro

Além de Tiago, a coordenadoria do projeto é formada, também, por Priscila Macedo e Everton Pijama _ todos moradores da Vila Elizabeth desde a infância. Os três já atuam em prol da comunidade há alguns anos, com diversas ações sociais e culturais.

Questionado sobre o sentimento de realizar esse trabalho na comunidade em que cresceu, Tiago responde:

— Estamos com a sensação de que ficará um legado desse nosso trabalho. Não temos certeza de quanto tempo nossos coletivos irão durar, mas, ao final de tudo, ficará esse legado de arte, de cultura e do trabalho como um todo. 

Ele completa dizendo:

— Nossa expectativa é de que esse tipo de ação inspire outras pessoas a seguirem grafitando e trabalhando na área da cultura, até porque muitos dos que, hoje, estão grafitando aqui, são moradores da comunidade. Esperamos também que, a partir desse projeto, esse caráter da nossa região, que é o nascedouro de grafiteiros e artistas, não se perca. Durante as pinturas, ouvimos as crianças comentando sobre quererem ser grafiteiras no futuro. Isso nos dá a sensação de que o trabalho terá continuidade depois de nós.

O grafiteiro Leonardo complementa a resposta do coordenador:

— É bom demais pintar nas quebradas. O pessoal abraça os artistas e a gente se sente acolhido por todos, rola muita troca de ideia, principalmente com a criançada, que é o futuro de tudo que a gente faz. Tenho muito orgulho em poder pintar ao lado de muita gente talentosa e poder deixar um mural lindo junto aos outros artistas na Vila.

Produção: Leonardo Bender




MAIS SOBRE

Últimas Notícias