Notícias



Saudades do casacão?

Frio de outono no RS deve aparecer próximo ao feriado de Tiradentes

Massa de frio deve chegar ao Estado entre 19 e 20 de abril

14/04/2023 - 09h51min

Atualizada em: 14/04/2023 - 09h52min


GZH
GZH
Camila Hermes / Agencia RBS
Nebulosidade, chuva e massa de frio devem ser os responsáveis pela queda nas temperaturas

Entre os gaúchos, há uma pergunta que ganha cada vez mais força: quando o frio do outono irá aparecer? A boa notícia é que, segundo a Climatempo, os dias que antecedem o feriado de Tiradentes (21) deverão ser de temperatura amena. A partir do dia 21, uma sexta-feira, porém, uma frente fria poderá fazer os termômetros registrarem temperaturas próximas de 0°C em várias regiões do Estado.  

Após alguns dias de calor intenso, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), a nebulosidade e a chuva deverão causar uma pequena queda na temperatura. No sábado (15) a previsão para maior parte do Estado é que o dia seja de sol e tempo estável, mas no domingo (16), a chuva retorna. Os dias ficam instáveis até a chegada do feriado de Tiradentes, quando o clima típico de outono deve começar a aparecer. 

De acordo com a Climatempo, o Brasil deve receber, na próxima semana, a massa de frio de origem polar mais forte do ano até o momento, com grande abrangência. Isso significa que, além da Região Sul, outros estados, no Centro-Oeste e Região Sudeste, também terão queda nas temperaturas. 

— Mas essa massa de frio vai atingir com mais força justamente o Sul e vem com força o suficiente pra causar um resfriamento acentuado. Ainda é cedo pra estimar temperaturas, mas tem potencial para causar temperaturas negativas em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há chances de geada nos três estados, também — afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

No Rio Grande do Sul, a geada e as temperaturas mais baixas, próximas de 0°C, devem chegar para municípios do Norte, Noroeste, Fronteira-Oeste e Serra. A mínima prevista para Gramado na sexta-feira (21) é 8°C. Já na Região Metropolitana, os termômetros devem registrar temperaturas próximas dos 10°C. A previsão é que as temperaturas fiquem baixas até a metade da semana seguinte ao feriado. 

A passagem dessa frente fria pode provocar chuva generalizada no Estado. Josélia afirma, porém, que a chuva deve ser passageira. Ainda, há chances de formação de um ciclone extratropical na Região Sul, provocando ventos fortes e aumentando o frio. 

 *Produção: Yasmim Girardi 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias