Notícias



Belvedere Ruy Ramos

Com sinais de abandono, mirante do Morro Santa Tereza não figura mais nos planos do turismo na Capital

Prefeitura de Porto Alegre fez projeto, em 2012, que iria revitalizar a área para da Copa do Mundo de 2014; 11 anos depois, estrutura tem lixo no chão, pichações e grades quebradas

28/05/2023 - 12h36min


Roger Silva
Roger Silva
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Mesmo com o crescente investimento da prefeitura e do setor privado em turismo, um dos mirantes para a vista mais consagrada de Porto Alegre está há mais de uma década sem investimento em estrutura para receber visitantes. Oficialmente chamado de Belvedere Ruy Ramos, no alto do Morro Santa Tereza, a laje cercada por gradis no sopé de um barranco esteve nos planos do executivo municipal antes da Copa do Mundo de 2014, mas depois, não.

Na manhã da última quarta-feira (24), GZH esteve no local. Além da estonteante paisagem que composta pelo horizonte de prédios, aviões chegando ao Aeroporto Salgado Filho, as pontes e a orla do Guaíba, as águas do estuário e seus navegadores, a Usina do Gasômetro, o Estádio Beira-Rio e uma parte da Zona Sul, contrasta o visual de abandono do mirante. Algumas grades que o cercam estão caídas, uma delas amarrada com um plástico ao corrimão superior que funciona como parapeito.

Ao longo da meia hora que ficamos no local, nenhum visitante se aproximou da laje a pé ou em automóvel. Em redor dela, pichações e lixo descartado irregularmente na vegetação completam o cenário que seria supervisionado por uma câmera de monitoramento da prefeitura, caso ela ainda estivesse instalada no poste que está com os fios soltos pendurados no suporte.

Quem é responsável pela manutenção do local é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). A pasta diz que estuda uma forma de captação de recursos para revitalização. Entretanto, não há, ainda, projeto arquitetônico, prazo ou objetivo definido.

A Smamus ainda afirma que um plano antigo, de 2012, pretendia construir uma estrutura que receberia visitantes que quisessem observar a cidade e o Estádio Beira-Rio, com a oportunidade e os turistas da Copa do Mundo de 2014. A comunicação ressalta que este projeto não é mais considerado, por ter como destaque elementos de decoração que fariam referência ao futebol, como uma bola.

O movimento do entorno

A poucos metros do mirante, um grupo de nove crianças brincavam em uma pracinha que separa a Rua Correia Lima do barranco onde fica o mirante. Sob supervisão de uma mulher, chutavam uma bola de futebol, se revezavam em duas gangorras, uma pulava corda, outra se pendurava em um balanço, e todas pareciam estar se divertindo no espaço. Em volta do terreno, as lotações Menino Deus e seus motoristas faziam intervalos entre as viagens. Um dos trabalhadores das lotações relatou que visitantes aparecem por ali, eventualmente, e que ele e os colegas não se sentem inseguros ao frequentar a região.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Crianças se divertem em um campinho de futebol improvisado na praça que leva o mesmo nome do belvedere

Leia a nota da SMAMUS na íntegra:

"A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade informa que estuda uma forma de captação de recursos para revitalização do Belvedere Ruy Ramos, no Morro Santa Tereza. Para a revitalização, será necessário um novo projeto adequado à atual realidade do local.

O projeto de reurbanização do Belvedere de 2012 não será executado. Ele foi pensado num contexto para receber turistas para a Copa do Mundo de 2014, inclusive com monumento em forma de bola de futebol.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos por meio do DMLU informa que a rotina de capina no local é mensal nos meses de verão e bimensal nos meses de inverno.  A varrição da região ocorre uma vez por mês. A última capina e varrição no local ocorreu no início do mês de maio."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias