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Língua Brasileira de Sinais

Prefeitura de Porto Alegre passa a contar com central de atendimento em Libras

Com equipe de quatro intérpretes, serviço está disponível via WhatsApp, por videochamada

22/05/2023 - 12h15min


GZH
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Rodger Timm / PMPA / Divulgação
Serviço está disponível por do WhatsApp, no número 98016-9060, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Começou a funcionar nesta segunda-feira (22) a Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da prefeitura de Porto Alegre. Com uma equipe de quatro intérpretes, o serviço está disponível por meio do WhatsApp, no número (51) 98016-9060, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A iniciativa, que conta com intérpretes para tradução simultânea, será disponibilizado por meio de videochamadas sempre que uma pessoa surda precisar utilizar os serviços municipais, com foco especial nas áreas de saúde e assistência social.

A central é resultado de uma parceria entre o Executivo municipal e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), que será responsável pelo atendimento. A supervisão será da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Segundo a prefeitura, a Capital possui cerca de 80 mil pessoas com deficiência auditiva.

— A comunidade surda enfrenta várias barreiras na sociedade e, sem dúvida, a comunicação é a maior delas. Com a Central de Libras, estamos avançando na eliminação dessas barreiras, promovendo a inclusão e ampliando a acessibilidade nos serviços municipais, aproximando o poder público de todos os setores da sociedade — avalia o secretário-adjunto da SMDS, Paulo Brum.


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