Notícias



Piquetchê do DG

Inscrições para os festivais Esteio da Poesia e Esteio do Amanhã seguem abertas até o dia 1º de julho

Eventos, voltados para a valorização da poesia gaúcha, são oportunidade para apresentações de poetas e declamadores 

19/06/2023 - 16h20min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Adriano Rosa da Rocha e Eduardo Baratto Leonardi / Prefeitura de Esteio
Kayke Mello declamou o poema O Galpão e o Poeta e Jean Carlo Godoy, no violão, foi o amadrinhador

As inscrições para o 8º Esteio da Poesia Gaúcha estão abertas. É um evento voltado para a valorização da poesia gaúcha. Poetas de todo o Brasil podem encaminhar trabalhos e fichas de inscrição para o e-mail da organização do evento até o dia 1º de julho.

O festival de poemas inéditos é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) em parceria com o Gabinete do prefeito de Esteio. Os inscritos passam por uma seleção e os finalistas subirão ao palco no dia 12 de agosto no Espaço Tattersall da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. 

LEIA MAIS
Do tablado do CTG para o altar: conheça a história de Mariana e Matheus
Anna Júlia, do 35 CTG, fala sobre os planos para o período como 1ª Prenda do Estado  
Como o CTG Rancho da Saudade se tornou heptacampeão do Enart

Os classificados para a final receberão uma premiação, chamada de “ajuda de custo” de R$ 2 mil. No festival, poeta, declamador e amadrinhador possuem suas respectivas categorias. 

E também tem a participação das crianças em um evento concomitante ao Esteio da Poesia. No mesmo dia, um pouco mais cedo, será realizada a 4ª edição do Esteio do Amanhã, evento voltado para declamadores de oito a 16 anos que devem interpretar poemas participantes de festivais de poesia como o Esteio e outros do gênero. Os vídeos com a declamação devem ser encaminhados, com as fichas de inscrições, até o dia 1º de julho. Os selecionados para o festival de crianças e adolescentes receberão o custeio no valor de R$ 800.

No ano passado, o Esteio da Poesia Gaúcha recebeu 406 inscrições, enviadas por 129 poetas diferentes de 77 cidades.

– A expectativa é que tenhamos um número expressivo de inscritos. Também de aumento de público, sendo que o Esteio do Amanhã ocorrerá à tarde e o Esteio da Poesia será à noite. Quanto ao show, ainda estamos em análise de nomes para contratação – explica Tatiana Tanara, titular da SMCEL. 

Os trabalhos e vídeos inscritos serão avaliados pelo poeta, compositor e músico Guilherme Collares, pela poetisa e compositora Bianca Bergmam e pelo declamador Valdemar Camargo. A relação dos finalistas deve ser divulgada no dia 10 de julho. As informações de inscrições podem ser acessadas no site da prefeitura de Esteio.

Melhor poema de 2022

Adriano Rosa da Rocha e Eduardo Baratto Leonardi / Prefeitura de Esteio
Matheus (D) ao lado do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal

O Galpão e o Poeta, poema de Matheus Marchezan Bauer, de São Borja, declamado por Kayke Mello, de Júlio de Castilhos, e amadrinhado pelo esteiense Jean Carlo Godoy foi a vencedora da edição de 2022.  Matheus, 21 anos, é filho do poeta Rodrigo Bauer, também premiado no festival. O jovem escreveu o poema no formato de soneto e conta como surgiu a inspiração: 

– Eu estava em Itaqui e me veio a imagem de um galpão ataperado. Comecei a pensar nele sem habitantes, deixado de lado depois de ser um lugar frequentado, entre outros elementos. Desenvolvi o primeiro soneto e outros saíram como se um poeta passasse na frente do galpão e se comovesse com o cenário. É uma analogia sobre os vazios do galpão com os vazios que temos no dia a dia, enquanto poeta, enquanto pessoa. 

Um dos objetivos de Matheus era participar de festivais como o Esteio da Poesia. Levar o troféu deixou a experiência ainda mais especial:

– Quando veio a classificação no ano passado fiquei muito feliz. E sair de São Borja para participar da noite final já era motivo de grande alegria. Ser premiado foi só a coroação deste momento. 

O jovem também incentiva outros poetas a participar do festival: 

– Para aqueles poetas, principalmente os que estão começando, encorajo a desengavetar os poemas guardados e acreditar na própria arte. Os festivais estão aí para isso e são oportunidade de troca com outros poetas. 

Trecho de O Galpão e o Poeta

Na frincha aberta, a força do Minuano
conta histórias de um tempo que descansa,
no escombro da parede e na lembrança,
de um mundo onde o futuro não faz planos!

Ali, já se fizeram, soberanos,
valores sem temor ou temperança
e o galpão, lugar de abrigo e confiança,
foi maragato e foi republicano

O tempo envelheceu o seu cimento
e, por não ter nenhum ressentimento,
já foi lhe ataperando, sem receios…

Hoje o galpão, cortando os seus lamentos,
chora o sereno em tantos vãos momentos
e a mais ninguém precisa ser esteio!

SAIBA MAIS SOBRE O FESTIVAL

/// Para mais detalhes das inscrições, acesse o site da prefeitura de Esteio ou a página do festival no Facebook.

LEIA OUTRAS COLUNAS DO PIQUETCHÊ





MAIS SOBRE

Últimas Notícias