Notícias



Ensino Superior

Período de inscrições para Sisu 2023 começa nesta segunda-feira

Seleção dos estudantes é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 

19/06/2023 - 10h00min

Atualizada em: 19/06/2023 - 10h00min


GZH
GZH
Porthus Junior / Agencia RBS
Prazo se encerra no dia 22 de junho

O período de inscrições para o segundo semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) inicia nesta segunda (19) e termina na quinta-feira (22). 

O sistema reúne vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). A seleção dos estudantes é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Para participar, o candidato deve entrar no site acessounico.mec.gov.br/sisu. Como requisitos, é necessário ter feito o Enem 2022, não ter zerado a redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro.

As inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pela internet.  Os resultados saem no dia 27 de junho.

Como se inscrever?

No site, clique em "Fazer Inscrição". E, na tela seguinte, em "Entrar com gov.br". Importante: caso não tenha cadastro no gov.br, crie uma conta, seguindo os passos indicados no site.

Na página do Sisu, confirme os dados para o sistema entrar em contato com você. Atenção: é possível alterar esses dados a qualquer momento na barra superior.

Em "Minha inscrição", você pode escolher até duas opções de curso. Nesta tela, você poderá acompanhar a sua inscrição durante todo o processo. Para começar, basta clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".

É possível pesquisar vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. 

Ao clicar no curso, são mostrados mais detalhes e as modalidades disponíveis. Leia com atenção as informações, escolha uma das modalidades para a qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para seguir adiante. Fique atento às informações exigidas para comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

Confira os dados do curso e da modalidade de vaga que você escolheu, assim como a documentação que será exigida pela instituição no ato da matrícula. Então, clique em "Confirmar minha inscrição".

Após confirmar a inscrição, você voltará para a tela "Minha inscrição" e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode mudar as opções durante todo o período de inscrições do Sisu.

Notas de corte

Em "Classificação Parcial", você pode acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrições. Num primeiro momento, não há notas de corte, pois só são disponibilizadas no segundo dia.

A nota de corte leva em conta o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam. Por isso, é preciso prestar atenção às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrições.

Conforme informações do portal G1, a orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrições. Se notar que tem pouca chance de conseguir a vaga, você pode mudar a escolha do curso. Quando o prazo de inscrições se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.

Resultado

O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição: na primeira opção, se tiver obtido nota suficiente, ou na segunda opção, se a nota for alta o bastante, e não tenha sido selecionado na primeira opção.

No caso daqueles que conseguirem índices suficientes nas duas opções, o sistema permitirá a matrícula somente na que foi colocada como prioritária.

Para o candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular, é possível manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de interesse. Esta etapa — que ocorre de 27 de junho a 4 de julho — só é realizada se houver vagas não preenchidas na primeira chamada.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias