Notícias



Recadastramento

Biometria ainda não foi realizada por 44% do eleitorado de Porto Alegre, aponta TRE

Tribunal pede que população não deixe para o próximo ano, quando serão realizadas as eleições municipais

26/07/2023 - 09h54min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
ASCOM / TRE-RS
Vice-presidente do TRE realizou durante a divulgação dos dados o seu recadastramento biométrico

Em balanço divulgado nesta terça-feira (25) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou que cerca de 44% do eleitorado de Porto Alegre ainda não possui o cadastramento biométrico. O percentual representa 370.623 pessoas.

A Capital é uma das cidades do Estado que ainda não concluíram o processo de coleta da biometria. Em todo o RS, a identificação já foi coletada em 82,68% - número superior a apenas outros sete Estados da federação.

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, ressalta que o recadastramento biométrico tinha boa procura antes da paralisação em função da pandemia em 2020. A retomada ocorreu em dezembro de 2022, no entanto, a procura não vem sendo a mesma.

— Queremos retomar o ritmo que tínhamos antes da pandemia. As pessoas que ainda não fizeram o cadastramento devem procurar fazer neste período, onde não há filas e alta demanda — ressaltou o vice-presidente.

Para as eleições de 2024, o recadastramento ainda não será obrigatório para toda a população, apenas para aqueles que foram fazer o primeiro título de eleitor ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral. Já para 2026, a previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é já tornar o procedimento obrigatório.

Conforme o TRE-RS, a coleta biométrica está disponível em todos os municípios gaúchos. O atendimento pode ser iniciado diretamente no Cartório Eleitoral, Central ou Posto de Atendimento ou por meio da plataforma virtual do TRE-RS, o JE Digital.

O JE Digital também é uma das formas que o eleitor pode utilizar para saber se já possível o cadastramento biométrico. A confusão acontece, pois, muitos tiveram os dados repassados pela atualização da carteira de motorista ou pela nova carteira de identidade.

Além da plataforma, é possível consultar a situação cadastral pelo aplicativo do e-Título, pelas redes sociais do TRE-RS no envio de mensagens para o perfil, e pelo WhatsApp do Tribunal no número (51) 2312-2015.

Em Porto Alegre, a realização do cadastramento biométrico é feita na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Rua Siqueira Campos, 805, no Centro Histórico.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias