Notícias



Imunização

Confira os horários e locais de vacinação em Porto Alegre nesta segunda-feira

Serviço ocorre em 42 locais com acesso ao esquema primário da covid-19 para todos os públicos

17/07/2023 - 10h10min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Unidades de saúde prestam atendimentos a partir das 8h, com diferentes horários de fechamento

 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai oferecer o serviço de vacinação nesta segunda-feira (17) com a oferta de doses contra gripe e covid-19. A imunização será disponibilizada para diferentes públicos em vários pontos da cidade.  

Quem está em busca de imunuização  contra o coronavírus pode se dirigir a 42 locais. As unidades Clínica da Família Álvaro Difini, Belém Novo, Bom Jesus, Campo da Tuca, Chácara da Fumaça, Diretor Pestana, IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Modelo, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, São Carlos, Tristeza e Primeiro de Maio funcionam das 8h às 22h.

Estarão abertas das 8h às 17h, as unidades Assis Brasil, Camaquã, Costa e Silva, Divisa, Fradique Vizeu, Ilha dos Marinheiros, Ipanema, Jardim Itu, Lomba do Pinheiro, Mato Sampaio, Moradas da Hípica, Nossa Senhora de Belém, Nova Brasília, Panorama, Parque dos Maias, Passo das Pedras 1, Restinga, Rubem Berta, Santa Cecília, Sesc, Timbaúva, Vila Ipiranga. Ainda, das 8h às 19h, prestam atendimentos as unidades Campo Novo, Cristal, Moab Caldas e Sarandi. 

O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde. O acesso a esta modalidade do imunizante está disponível a quem tem o esquema vacinal primário completo, ou seja, com pelo menos duas doses anteriores. 

A documentação necessária é identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Para profissionais de saúde é necessário apresentar comprovante do vínculo empregatício: crachá, carteira ou contrato de trabalho vigente. No caso de trabalhadores autônomos, cópia da ficha CNES ou alvará do serviço de saúde ou autodeclaração.

Já trabalhadores de apoio devem levar declaração de vínculo do trabalhador. Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar documento que comprove sua condição, como laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, entre outros, válidos independente da data.

Vacinação contra covid:

Bebês e crianças 

  • Bebês a partir de seis meses a crianças de até 5 anos incompletos também podem ser imunizados contra a doença, com vacina específica para a faixa etária. O esquema vacinal para este grupo é em três doses.
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Crianças de 5 até 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias)

  • Primeira dose, segunda dose e reforço.
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Adultos e adolescentes acima de 12 anos

  • Primeira dose, segunda dose e reforço.
  • Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

Bivalente (reforço)

  • Público: pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo (pelo menos duas doses anteriores).
  • Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Para profissionais de saúde é necessário apresentar comprovante do vínculo empregatício (crachá, carteira ou contrato de trabalho vigente). No caso de trabalhadores autônomos, entregar cópia da ficha CNES ou alvará do serviço de saúde ou autodeclaração. Já trabalhadores de apoio devem levar declaração de vínculo do trabalhador. Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar documento que comprove sua condição, como laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, entre outros, válidos independente da data.

Vacinação contra a gripe

O público apto a receber a dose contra os vírus da influenza (gripe) compreende todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A medida atende à determinação do Ministério da Saúde de ampliar para toda a população o público apto a ser imunizado. Esse grupo se junta aos grupos prioritários que vêm sendo vacinados desde o início da campanha, em 10 de abril (idosos, professores, crianças a partir de seis meses, servidores da segurança e do transporte público, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades). O imunizante também está disponível em todas as unidades.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias