Notícias



Imunização

Confira os locais e horários de vacinação nesta sexta-feira em Porto Alegre

Aplicação de doses contra o coronvírus estará disponível em 41 unidades de saúde

14/07/2023 - 10h05min


GZH
GZH
Camila Hermes / Agencia RBS
Não haverá atendimento na Unidade Móvel de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai oferecer o serviço de vacinação nesta sexta-feira (14) com a oferta de doses contra gripe, covid-19 e poliomielite. A imunização será disponibilizada para diferentes públicos em vários pontos da cidade.  Não haverá atendimento na Unidade Móvel de Saúde.

Quem está em busca dos imunizantes contra o coronavírus nas unidades de saúde deve se dirigir aos postos Assis Brasil, Camaquã, Costa e Silva, Divisa, Fradique Vizeu, Ilha dos Marinheiros, Ipanema, Lomba do Pinheiro, Mato Sampaio, Moradas da Hípica, Nossa Senhora de Belém, Nova Brasília, Panorama, Parque dos Maias, Passo das Pedras 1, Restinga, Rubem Berta, Santa Cecília, Sesc, Timbaúva e Vila Ipiranga, que funcionam das 8h às 17h.  Além desses, os postos Campo Novo, Cristal, Moab Caldas e Sarandi, têm atendimento até as 19h. 

Também estarão a disposição as unidades Clínica da Família Álvaro Difini, Belém Novo, Bom Jesus, Campo da Tuca, Chácara da Fumaça, Diretor Pestana, IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Modelo, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, São Carlos, Tristeza e Primeiro de Maio ficam abertas até as 22h.

Podem receber as doses bivalentes as pessoas com mais de 18 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, imunocomprometidos ou que tenham alguma comorbidade com mais de 12 anos. Já na vacinação com as doses monovalentes, haverá imunização para adultos e crianças.

Bebês e crianças com até três anos incompletos podem receber a primeira e a segunda dose. Os pequenos de três e quatro anos, que recebem exclusivamente o imunizante CoronaVac, terão disponíveis as três aplicações. Para os maiores de cinco anos serão ofertadas as três doses previstas no cronograma.  

A quarta dose seguirá sendo oferecida para todos com mais de 18 anos e que tenham recebido a terceira aplicação há mais de quatro meses. Para esse grupo, poderão ser utilizadas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da fabricante aplicada anteriormente.


Confira onde se vacinar contra a covid-19

Bebês e crianças com até três anos incompletos

  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação

Crianças a partir dos três anos

  • Primeira dose: crianças a partir de três anos 
  • Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac e Pfizer há pelo menos 28 dias 
  • Terceira dose: crianças que tenham se vacinado há mais de oito semanas
  • Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação

Adolescentes e adultos 

  • Primeira dose: pessoas com 12 anos ou mais 
  • Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas e com CoronaVac/Butantan há 28 dias 
  • Terceira dose: pessoas a partir de 12 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses 
  • Quarta dose: pessoas a partir de 18 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses
    *Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional dois meses após o esquema primário 
  • Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação

Bivalente

  • Público:  pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades, imunocomprometidos ou com deficiência permanente a partir de 12 anos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde — todos com esquema vacinal primário completo.
  • Documentação:  documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Profissionais de saúde devem entregar cópia do vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente), cópia da ficha CNES ou Alvará de Saúde do serviço ou declaração de vínculo do trabalhador de apoio. 
  • Profissionais de saúde: que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão, além dos profissionais de saúde liberais ou de estabelecimentos de saúde, com atividade assistencial direta e presencial voltada à saúde humana: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares que atuam em serviços voltados ao atendimento da saúde humana, como em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, consultórios para atendimento à saúde de seres humanos. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal e Serviço de Verificação de Óbito, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios (acima de 18 anos). É preciso apresentar declaração de vínculo de trabalho, disponível neste link.  
  • Pessoa com deficiência permanente: aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as atividades habituais, como trabalhar, ir à escola ou brincar. 
  • Comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias