Notícias



Solidariedade

Saiba como doar e obter agasalhos na Região Metropolitana

Reportagem consultou prefeituras de doze cidades e aponta formas de colaborar e de buscar ajuda diante do frio

26/07/2023 - 07h00min

Atualizada em: 26/07/2023 - 07h01min


André Ávila / Agencia RBS
Ivonete (E) e Erica (D) conheceram a iniciativa e elogiaram a liberdade de escolher as peças desejadas

Com o inverno, municípios fazem suas campanhas de arrecadação de roupas e agasalhos. É uma oportunidade para quem quer contribuir e, também, para quem espera contar com a solidariedade.

Vítima do ciclone extratropical que atingiu o Estado em junho, foi a primeira vez que a dona de casa Erica Santos Nascimento, 38 anos, precisou de doações de agasalhos e cobertores. Moradora do bairro Jardim Planalto, em Esteio, ela conta que perdeu tudo durante a enchente causada pelo fenômeno. Mais de um mês depois, diante do frio, encontrou acolhimento na Loja Social Móvel promovida pela prefeitura da cidade. 

– Parece um shopping. Eu até estava aqui experimentando uma roupa – observa. 

Criada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Esteio em 2017, a Loja Social funciona, de fato, como um estabelecimento comercial. Os itens oferecidos, porém, não têm custo para ninguém. São todos oriundos de doações arrecadadas pelo município. 

Objetivo é dar dignidade

Ao longo de todo o ano, há um espaço fixo em que a loja funciona e, durante a Campanha do Agasalho, a iniciativa torna-se itinerante, passando por diversas regiões. 

LEIA MAIS
Como deve agir o ciclone extratropical que atuará na costa do RS nesta quarta
Veja campanhas em andamento e onde doar agasalhos no RS
Campanha do Agasalho 2023 começa em todo o Estado; veja os pontos de coleta

– As pessoas entram e escolhem o que elas querem. Isso muda tudo, torna mais digno. O aproveitamento (das doações) é melhor. Você não simplesmente entrega – explica a diretora de Cidadania e Direitos Humanos do município, Jeanine Godoi. Só neste ano, nas cinco edições móveis, 620 pessoas foram atendidas. 

Possibilidade de escolha 

André Ávila / Agencia RBS
Roupas são oferecidas em um espaço que lembra uma loja

De Camaçari, na Bahia, a sogra de Erica, Ivone Santos de Jesus, 53 anos, escolhia roupas junto da nora. Em meio às pilhas de peças distribuídas no espaço, ela se disse encantada com a solidariedade que percebeu entre os gaúchos: 

– Eu estou aqui a passeio e presenciei tudo (o ciclone). Fiquei horrorizada. Mas, quando eu vi muita gente colaborando e cheguei aqui, achei tudo muito lindo.

Com uma sacola de roupas separadas, Ivone também destacou a liberdade oferecida pela Loja Social e a possibilidade de ajudar outras pessoas. 

LEIA MAIS
Patinadora de Guaíba pede apoio para participar de duas competições
Inclusão digital ajuda a mudar vidas na Capital
Paciente de Alvorada aguarda há quase dois anos por consulta

– Nos outros lugares tem doação, mas é regulado, é quase uma humilhação para conseguir. Aqui, a gente veio, escolheu e pegou para quem não pôde vir por que estava trabalhando – diz.

Onde buscar ajuda

/// Alvorada: Espaço Compartilhe (Rua Wenceslau Fontoura, 126, Sumaré), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h às 16hmin. 

/// Cachoeirinha: é possível solicitar nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou pelo telefone (que também é WhatsApp) (51) 3471-5939. A prefeitura destaca que, em todos os casos, a situação é analisada pela assistência social municipal. 

/// Canoas: na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças). A retirada pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. O órgão também entrega e arrecada doações aos sábados, durante o Prefeitura na Rua, sempre das 9h às 12h. 

/// Eldorado do Sul: moradores da cidade podem ir até a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Avenida Emancipação, 599, centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, a prefeitura realiza entregas periódicas nos bairros. 

/// Esteio: a última edição da Loja Social Móvel ocorre nesta semana na Igreja São José (Rua São Borja, 272, bairro São José). Depois disso, é possível ir até a Loja Social Fixa (Rua General José Machado Lopes, 58, centro). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. 

/// Gravataí: a distribuição de roupas e agasalhos é feita em conjunto com as associações de bairro e lideranças comunitárias. Porém, é possível retirar peças na Rouparia Municipal (Rua Coronel Fonseca, 162, centro), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

/// Guaíba: na Casa Solidária (Rua Serafim de Silva, ao lado da agência dos Correios, no centro), portando um documento de identidade. 

// Novo Hamburgo: quem necessitar deve se dirigir a um dos cinco Cras do município. 

/// Porto Alegre: os itens são entregues em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Centros POP, abrigos, albergues, casas lares e residenciais inclusivos. Entidades, associações e pessoas interessadas em receber os donativos da campanha do agasalho devem entrar em contato pelo e-mail: poaquedoa@portoalegre.rs.gov.br. O pedido deve ter nome completo da instituição, documento de identificação, endereço e telefone. As demandas são avaliadas e, se possível, atendidas. 

/// São Leopoldo: todas as pessoas que precisam de doações podem comparecer à sala 14 do Ginásio Municipal Celso Morbach (Rua Dom João Becker, 313, centro) e fazer a retirada daquilo que necessitar. 

/// Sapucaia do Sul: doações estão disponíveis no Banco de Agasalhos, que fica localizado na Rua Rui Barbosa, 325, centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. 

/// Viamão: pessoas em situação de vulnerabilidade podem procurar um dos sete Cras do município.

Doe

/// Alvorada: doações são recebidas no Espaço Compartilhe, na prefeitura (Avenida Getúlio Vargas, 2266, Sumaré), na Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Getúlio Vargas, 1166, Bela Vista) e no Ginásio Municipal Tancredo Neves (Avenida Getúlio Vargas, 3290, Bela Vista). 

/// Cachoeirinha: é possível doar na sede da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Avenida General Flores da Cunha, 3.820, Vila Bom Princípio) ou em um dos 30 locais espalhados pela cidade. Em caso de grandes doações, é possível agendar coleta pelo telefone (51) 3471-5939. 

/// Canoas: são 72 pontos de coleta na cidade. A lista completa está em canoas.rs.gov.br/campanhadoagasalho

/// Eldorado do Sul: agasalhos podem ser levados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.

/// Esteio: doações podem ser encaminhadas à sede da prefeitura (Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150, centro), à Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Padre Claret, 666, centro), à Secretaria Municipal da Educação (Rua Dom Pedro, 73, 4º andar, centro) ou aos demais pontos de coleta espalhados pela cidade. 

/// Gravataí: é possível doar na Rouparia Municipal, na sede da prefeitura (Avenida Doutor José Loureiro da Silva, 1.350, centro), no Centro Administrativo Leste (Avenida Ely Corrêa, 675, Parque dos Anjos), no Centro Administrativo Norte (Rua Ibirapuitã, 885, Castelo Branco) e em diversos pontos comerciais do  município. 

/// Guaíba: há a possibilidade de entrar em contato com o Gabinete da Primeira-dama, por meio do telefone (51) 3480-7000 ou pelo WhatsApp (51) 99170-3312. Donativos também podem ser entregues na Casa Solidária ou em pontos de coleta distribuídos no município. 

/// Novo Hamburgo: os itens são arrecadados em 18 pontos de coleta espalhados pela cidade. Entre eles, a Casa da Cidadania (Rua David Canabarro, 20, centro), a Câmara Municipal de Vereadores (Rua Almirante Barroso, 261, centro) e a prefeitura (Rua Guia Lopes, 4.201, Canudos). 

/// Porto Alegre: donativos podem ser entregues, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min, no Paço Municipal (Praça Montevideo, 10, centro), no Centro Administrativo Municipal (Rua General João Manoel, 157, centro) e na central da Campanha do Agasalho (Rua Doutor Barcelos, 1.691, Tristeza). Em dias úteis e aos finais de semana, nas lojas do supermercado Zaffari Otto, Hípica, Centerlar e Fernando Machado. 

/// São Leopoldo: há pontos de coleta no Banco do Agasalho (Rua Dom João Becker, 333, centro), no Bourbon (Rua Primeiro de Março, 821, centro), na Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua São Joaquim, 600, centro), na Unisinos (Avenida Unisinos, 950, Cristo Rei) e em pontos espalhados pelo município. 

/// Sapucaia do Sul: é possível doar na prefeitura (Avenida Leônidas de Souza, 1289, Santa Catarina), nas UBSs, nos Cras e em outros pontos comerciais da cidade.

/// Viamão: são 41 pontos de arrecadação em toda a cidade. Os endereços estão disponíveis em bit.ly/agas-viamao.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias