Notícias



Piquetchê do DG 

Tradicionalistas de Canoas organizam cavalgada em homenagem a Paixão Côrtes; veja como participar

Grupo percorrerá trajeto do Parque do Gaúcho, em Canoas, até o Monumento ao Laçador, em Porto Alegre, na manhã do próximo domingo (23)

17/07/2023 - 18h24min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Cavalgada reuniu cerca de 200 participantes na última edição, em 2019

Paixão Côrtes, um dos nomes mais conhecidos da cultura e da tradição gaúcha, será homenageado em uma cavalgada no próximo domingo (23). O evento organizado pelo Piquete Paixão Côrtes, de Canoas, na Região Metropolitana, ocorre no mês de aniversário do folclorista, nascido dia 12 de julho. 

LEIA MAIS
"A minha meta é deixar o movimento organizado e saneado", afirma Ilva Goulart, nova presidente do MTG
Podcast para personalidades da música gaúcha contarem suas histórias
Anna Júlia, do 35 CTG, fala sobre os planos para o período como 1ª Prenda do Estado  

Conforme Carlos Berwanger, o piquete foi fundado em 2010 e, com a autorização de Paixão Côrtes, recebeu seu nome. O encontro reúne cavaleiros desde 2017 e acontece a cada dois anos. Na primeira edição, o patrono do piquete, falecido em 2018, participou. A segunda edição ocorreu em 2019 e, em 2021, por causa da pandemia, o evento não foi realizado.

– Resolvemos retomar agora, em 2023, com a terceira edição da cavalgada. Na última, reunimos cerca de 200 cavaleiros – conta Berwanger. 

A programação começará cedo no domingo, com uma mateada no piquete a partir das 5h30min. Depois, os cavaleiros poderão participar de um café da manhã antes da saída, que está prevista para as 8h. 

– O trajeto começa com a saída do Parque do Gaúcho, no bairro Fátima. Percorremos a Avenida Guilherme Shell e, depois, a Ernesto Neugebauer, em Porto Alegre. Atravessamos o viaduto Leonel Brizola e vamos até o sítio do Laçador, onde está o monumento – detalha Berwanger.

Em frente à estátua inaugurada há 64 anos e que teve como modelo o próprio Paixão Côrtes, terá um momento de homenagens. Após, o grupo retornará ao Parque do Gaúcho, em Canoas. Para quem permanecer no local, o piquete servirá almoço por R$ 25. 

– À tarde, teremos a Domingueira com o Grupo Vozes Campeiras, gratuitamente – acrescenta o organizador. 

Não é necessário fazer inscrição para participar da cavalgada. Segundo Berwanger, basta entrar em contato com o piquete via Instagram para comunicar a presença no evento.

LEIA OUTRAS COLUNAS DO PIQUETCHÊ


MAIS SOBRE

Últimas Notícias