Notícias



Redução de filas

Em seu primeiro mês com cirurgias eletivas aos sábados, Grupo Conceição registra 99 procedimentos

Somadas às operações feitas nos dias de semana, número chega a 278, em oito especialidades

27/08/2023 - 15h54min

Atualizada em: 27/08/2023 - 17h05min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail
Imprensa GHC / Divulgação
Hospital Nossa Senhora Conceição realiza procedimentos eletivos aos sábados

O mês de agosto, primeiro em que o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, utilizou os finais de semana para a realização de cirurgias eletivas, terminará com 99 procedimentos realizados somente aos sábados. Somados às cirurgias feitas nos dias de semana, serão 278, em oito especialidades.

Para este sábado (26), estão previstos 38 procedimentos, já inclusos no total de 99, em cirurgia geral, endocrinologia, ginecologia, urologia, oncologia cirúrgica, odontologia, traumatologia e plástica reparadora. O Núcleo de Internação dos Hospitais já iniciou os contatos com os pacientes que serão atendidos em setembro.  

Se for preciso, serão marcados exames e a definição da data do procedimento deve ocorrer dentro de 30 dias. Os sábados serão utilizados para esse fim até o do dia 31 de dezembro deste ano.

Todos os pacientes do GHC que têm indicação cirúrgica estão registrados em uma lista de espera, que é separada por especialidade e prioridades clínicas. O Núcleo Interno de Regulação realiza os chamados conforme a ordem cronológica de entrada na lista de espera e a avaliação clínica.

Para se ter uma ideia, em um mês, somente aos sábados, o Conceição realizou mais da metade das cirurgias que estavam sendo feitas durante a semana. Segundo a casa de saúde, esses procedimentos necessitam de blocos cirúrgicos, que costumam ser ocupados por urgências  durante a semana.

A medida também garante maior agilidade ao cumprimento do Plano Nacional de Redução de Filas do Ministério da Saúde. Até o momento, o grupo atingiu 18% da meta de realizar 1.567 cirurgias até o final desse ano, pelo ministério.

O Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF) foi instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria GM/MS nº 90, de 3 de fevereiro de 2023. O programa tem a finalidade de ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo o país, bem como reduzir a fila de espera para exames e consultas especializadas do Sistema Único de Saúde. 

A vigência é de um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Estão previstos R$ 600 milhões para 2023 e a distribuição deste recurso varia conforme a estimativa de população de 2021 do IBGE para cada estado do país.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias