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Bairro Auxiliadora

Família de Porto Alegre diz que manutenção da CEEE quebrou poste de casa, ficando seis dias sem energia elétrica

Moradora afirma que depois de troca da estrutura da rede no começo do mês e quase uma semana no escuro, situação foi normalizada somente nesta segunda-feira

29/08/2023 - 12h37min


Roger Silva
Roger Silva
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A troca de um poste pela CEEE Equatorial na esquina da Rua Artur Rocha com a Tenente Coronel Fabrício Pilar, no bairro Auxiliadora, zona norte de Porto Alegre, teria deixado uma residência no escuro por cerca de uma semana. 

Segundo relata a moradora Iloí Nunes, 53 anos, durante o serviço realizado pela concessionária, no começo do mês, a estrutura que pertence à residência, que contém o medidor e guia os cabos elétricos da rua para a casa, quebrou e ficou inclinado sobre o portão da garagem.

— Eu vi o serviço sendo feito. Os fios foram puxados do lado de lá e inclinaram o poste deste lado de cá. Gritei da janela, eles pararam e não deram bola. Depois deixaram tudo de qualquer jeito, e o poste quase caindo sobre a calçada — relata Rodrigo Benites, 50, vizinho de Iloí.

Apesar do serviço da CEEE Equatorial ter sido realizado no começo de agosto, Iloí diz que ficou sem energia elétrica desde a última terça-feira (22) até esta segunda-feira (28). Depois de tanto insistir para que fosse tomada uma atitude, técnicos da empresa verificaram o risco e desligaram a energia da casa, mas não repararam o problema. Esta situação nova fez com que os alarmes de segurança, as luzes do quintal e o portão elétrico não pudessem ser utilizadas, além do chuveiro elétrico, modem de internet, tomadas e demais eletrodomésticos da residência.

Ela e o vizinho relatam insegurança durante as noites sem iluminação pública suficiente na calçada em frente. Iloí tem três filhas, entre 10 e 18 anos de idade. A mais nova, Sofia, sofre com asma e precisa de nebulizações periódicas, principalmente quando a temperatura está baixa, como nestes últimos dias.

— Chego a chorar de raiva, é desumano. O maior problema tem sido a saúde da Sofia. Precisamos ir tomar banho, lavar as roupas e carregar nossos celulares na casa da minha irmã. Mas de noite fica um breu, dormimos cedo, temos medo de sair na rua no escuro. Perdemos muita carne e outros alimentos por conta da geladeira desligada — relata Iloí.

— Tem gente pousando na lua, e a gente aqui não tem poste e iluminação decentes — queixa-se Benites, que também tem ajudado a família vizinha.

Iloí tem protocolos de quatro atendimentos e um boletim de ocorrência registrado contra a CEEE Equatorial, devido ao prejuízo ao seu patrimônio e nenhum reparo ou ressarcimento ter sido feito pela companhia. Na última quinta-feira (24), depois de duas semanas nessa situação, um poste novo foi comprado por ela para substituir o avariado em sua residência, e foi solicitado à CEEE Equatorial a religação da energia elétrica da casa. No entanto, foi só por volta das 14h desta segunda-feira (28), um dia antes de o caso completar sete dias sem solução, que a empresa enviou uma equipe para refazer a ligação do imóvel com a rede. De acordo com Iloí, a equipe deixou o local por volta das 15h30min, mas tinham esquecido de ligar o disjuntor. 

Com a energia restabelecida, a proprietária do imóvel ainda tenta recuperar o valor investido no poste, uma vez que a estrutura não tinha danos antes da CEEE Equatorial fazer a troca do poste da rede de distribuição. Um poste residencial novo, como o colocado na casa da moradora, é anunciado na internet por cerca de R$ 1 mil.

A CEEE Equatorial afirmou, através de nota, que irá indenizar a cliente caso a responsabilidade de empresa seja comprovada por meio da revisão das manutenções feitas ao longo do mês. "A CEEE Grupo Equatorial Energia informa que uma equipe está em campo realizando o serviço neste momento e fará a apuração do ocorrido. Caso seja constatada a responsabilidade da companhia no dano, o cliente será indenizado", afirma a empresa.


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