Notícias



Porto Alegre

Três hospitais de Porto Alegre estão com as emergências pediátricas lotadas ou superlotadas

Clínicas apresenta o quadro mais preocupante, com 34 crianças sendo atendidas em local com 9 leitos

25/08/2023 - 10h08min


Jean Costa
Jean Costa
Enviar E-mail
Jonathan Heckler / Agencia RBS

O atendimento hospitalar infantil operava com lotação ou superlotação de leitos em três instituições de saúde de Porto Alegre nesta quarta-feira (23). Levantamento considerou os dados até as 18h. A situação mais crítica foi verificada na Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde 34 crianças eram atendidas em local com 9 leitos. O Hospital da Restinga estava com todos os 12 leitos ocupados. Já o Hospital da Criança Conceição registrava 23 internados enquanto a ocupação total é para 16 pacientes.

O Clínicas indica que, em casos de menor gravidade, a população procure as unidades básicas de saúde ou prontos-atendimentos.

A chefe do Serviço de Emergência e Medicina Intensiva Pediátricas do Clínicas, Patrícia Miranda do Lago, aponta que o hospital tem observado uma crescente nos casos de doenças respiratórias. Uma das possibilidades, segundo a médica, é a retomada das aulas após as férias de julho, quando as crianças voltara a ter contato com os colegas, ampliando a transmissão.

— Eles voltaram a trocar vírus, levando para casa e passando para os bebês pequenos. A maioria das crianças com doença respiratória internada tem menos de seis meses e os mais graves são de bebês com menos de três meses. Esse é o grande problema — alerta a médica.

De acordo com a médica, 70% dos casos são atribuídos à Síndrome Respiratória Aguda, e dessa porcentagem, cerca de 60% são de crianças com menos de seis meses.

— Esse ano as doenças respiratórias estão tendo um comportamento totalmente atípico. Primeiro que a gente começou a ter casos muito cedo, em março, já registrando lotação. Geralmente, nessa época do ano, os casos começam a diminuir e o que a gente tem visto aqui no hospital é que os casos têm aumentado — apontou Patrícia.

O Hospital da Restinga está com todos os 12 leitos ocupados. Contatada, até a publicação dessa reportagem, a instituições não comentou os números.

Já o Hospital da Criança Conceição apresenta superlotação, com 23 crianças internadas para 16 leitos infantis. O Grupo Conceição informou que considera a situação da emergência infantil uma "sazonal, causada pela volta às aulas e grande variação térmica".

Com 21 internados e 10 leitos disponíveis, o Hospital Vila Nova também monitora o crescimento do quadro. Em resposta à reportagem de GZH, a gestão do Hospital Vila Nova informou que a principal preocupação da pediatria é por pacientes com problemas respiratórios e diz, em nota, que “as pediatras atribuem às mudanças bruscas de temperaturas, responsáveis, principalmente, pelas exacerbações de quadros asmáticos e infecções virais bastante comuns nessa época do ano. Há a sazonalidade do comportamento, no entanto, ainda dentro do esperado”.

Outros hospitais monitoram casos

O Hospital Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, confirmou que as emergências pediátricas registraram um aumento de atendimento nos últimos dias, mas, até o momento não apresentam lotação. A situação do hospital é de duas internações e 11 leitos disponíveis. Mesmo assim, acompanham os casos de síndromes respiratórias com atenção.

Já os hospitais Moinhos de Vento e Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) apresentam situações pontuais, mas monitoram o crescimento de casos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alegou que realiza o monitoramento diário das emergências da Capital e que a taxa de ocupação está em 96%. A pasta informa, ainda, que solicitou ao Hospital de Clínicas uma avaliação do perfil de crianças internadas para possíveis transferências. O último final de semana marcou o fim da Operação Inverno em Porto Alegre, dando encerramento aos atendimentos de postos de saúde aos sábados e domingos.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente a situação das emergências em Porto Alegre. Até o momento, a taxa geral de ocupação das emergências pediátricas está em 96%, e o Hospital de Clínicas registra cenário pontual. O pedido da instituição hospitalar pra que, na medida do possível, a população acesse as unidades de saúde em casos mais leves, está correto. É importante contarmos com a colaboração das pessoas para que seja evitada a superlotação dos hospitais e dos nossos prontos atendimentos.

Foi solicitado ao HCPA uma avaliação do perfil das crianças internadas e cadastramento no sistema de gerenciamento de internações hospitalares para a realização de possíveis transferências.

A SMS informa, ainda, que 16 unidades de saúde funcionam em horário noturno, oferecendo consultas e exames em horários flexíveis e facilitando o acesso de usuários que não conseguem buscar atendimento durante o dia. Ficam abertos até as 22h os seguintes postos de saúde: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Modelo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Tristeza, Navegantes, Santa Marta, Iapi e Chácara da Fumaça.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias