Notícias



Rede de solidariedade

Acampamento Farroupilha recebe donativos para vítimas da enchente e terá shows para arrecadação de doações na segunda-feira

Alguns pontos no parque concentram o recebimento das contribuições para as cidades atingidas pela chuvarada

10/09/2023 - 12h19min


André Malinoski
Enviar E-mail

A movimentação de público no Acampamento Farroupilha começou a crescer um pouco em torno das 13h30min deste sábado (9), no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Em função da chuva fina, muitas pessoas estavam concentradas dentro dos piquetes. Lá dentro, era possível ouvir o som das músicas gauchescas e sentir o cheiro do churrasco sendo assado.

Alguns pontos no parque concentram o recebimento de donativos para as cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelo ciclone extratropical desta semana. Um fica dentro da Casa do Gaúcho, que recebe doações durante 24 horas. Outros pontos estão situados nos piquetes da CEEE Equatorial e da Baldo, esta última inclusive é uma empresa de erva-mate do próprio Vale do Taquari. Mas muitos outros piquetes também recebem itens vindos dos mais diferentes lugares para repassar aos necessitados.

— O pessoal chega com as doações e fazemos a triagem. Enviamos conforme as necessidades dos municípios — explica a coordenadora da ação na Casa do Gaúcho, Bruna Marcon.

Nesta manhã, Bruna tinha a companhia de cinco voluntárias para preparar e separar as sacolas. Dois caminhões cheios já foram levados para as cidades devastadas pela enchente do Rio Taquari. O próximo sairá neste domingo (10).

Entre os itens que estão sendo solicitados pelos municípios estão pomadas para assaduras em bebês, fraldas, leite em pó, sacos de lixo, galochas, chinelos, sapatos, sabonetes, baldes, luvas e demais produtos de limpeza. E também caixas de papelão para o envio dos donativos. Quem trouxer as doações de carro terá 10 minutos de tolerância livre no estacionamento.

Churrasco na vala

No Piquete Campo a Fora, da zona sul da Capital, o churrasco estava sendo preparado na vala. Cerca de 60 pessoas eram esperadas no local neste sábado. O costelão 12 horas dava água na boca.

Camila Hermes / Agencia RBS
Capataz Davi Schmitz do Piquete Campo a Fora

— Somos um piquete de portas abertas. Em razão disso não sentimos a diminuição de visitantes — conta o capataz Davi Schmitz, de 47 anos. —As pessoas trazem a carne e assam aqui conosco — acrescenta, dizendo que há no piquete uma caixa para receber donativos para as vítimas das cheias do Rio Taquari.

Apesar de a chuva fraca persistir no começo da tarde, não havia maiores dificuldades para se transitar pelo parque, apenas poças de água isoladas. O Acampamento Farroupilha chegou a ficar parcialmente alagado por conta da obstrução da caixa pluvial durante a semana.

O Piquete Xirú do Coice, também da zona sul da cidade, oferece acessibilidade e tem rampa de madeira para cadeirantes e pessoas com deficiência. 

— Ontem (sexta-feira, 8), tivemos 11 deficientes visuais aqui — compartilha o patrão Gilson Vasques, de 69 anos.

Camila Hermes / Agencia RBS
Patrão Gilson Vasques do Piquete Xirú do Coice

Este piquete inclusive exibe uma bandeira com o símbolo da Cruz Vermelha dentro. Voluntários da organização independente são convidados para palestrar no local sobre o trabalho desenvolvido. O Xirú do Coice já recebeu quase uma tonelada de alimentos para repassar aos moradores do Vale do Taquari.

— Estamos todos irmanados com os municípios atingidos e os piqueteiros estão com postos de coletas de donativos — cita Liliana Cardoso, presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre.

O acendimento da Chama Crioula foi transferido para as 12h deste domingo (10). O motivo da mudança foi a situação do RS, em especial do Vale do Taquari. Alguns tradicionalistas deverão participar da solenidade deste domingo inclusive com lenços pretos em torno do pescoço como forma de respeito às vítimas.

Segunda-feira terá shows no parque para arrecadação de donativos 

O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho receberá shows na segunda-feira (11), entre 15h30min e 17h30min, no palco em frente ao Piquete da RBS. Também deverão ocorrer apresentações na parte da noite. A intenção é arrecadar donativos para as vítimas das cheias no RS. 

Confira, abaixo, algumas das atrações da parte da tarde já confirmadas:

  • Brunetto 
  • Cristina Sorrentino 
  • Ernesto Fagundes
  • Alma Gaudéria
  • Eliandro Luz
  • Jader Leal
  • Paullo Costa
  • Gabi Schuster com De Alma Gaúcha
  • Lincon Ramos

O Acampamento Farroupilha se estenderá até o dia 20 de setembro, das 9h até meia-noite.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias