Notícias



Instabilidade

Chuva deixa municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina em alerta

Em Iraí, no norte do RS, famílias precisaram deixar suas casas devido à cheia do Rio Uruguai

08/10/2023 - 16h29min

Atualizada em: 08/10/2023 - 17h38min


Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo
Renata Okumura
Joniel Bortolozo / Divulgação
Nas últimas 48 horas, o município de Iraí (RS) registrou 120 mm de chuva.

A forte chuva que atinge Santa Catarina há mais de uma semana já provocou duas mortes e ocorrências em ao menos 93 municípios do Estado. Conforme última atualização da Defesa Civil catarinense, divulgada na noite de sábado (7), subiu para 46 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência. No Rio Grande do Sul, que desde a passagem de um ciclone extratropical no mês passado tem enfrentado transtornos, foi emitido um alerta de inundação do Rio Uruguai. Em Iraí, no Noroeste, pelo menos 20 famílias precisaram deixar suas casas devido à cheia.

Em Santa Catarina, autoridades atuam desde o começo da semana passada no auxílio à população e no monitoramento da situação, e uma força-tarefa está de prontidão. Na sexta-feira (6), com a previsão de mais chuva, a prefeitura de Blumenau suspendeu por quatro dias a Oktoberfest,uma das festas mais tradicionais do país. A expectativa é que a situação comece a melhorar no início da semana.

No sábado (7), um homem morreu na cidade de Palmeira (SC), vítima da fortes chuva que atingem o Estado. Foi a segunda morte registrada. Na quarta-feira (4), um homem veio a óbito em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira.

Em razão do alto volume das chuvas, o governador Jorginho Mello (PL) determinou no sábado o fechamento das barragens de Ituporanga e de José Boiteux:

– Temos ali uma questão indígena que vai ser avaliada e atendida, mas a barragem precisa ser fechada neste momento para que tenhamos mais uma alternativa para contenção da água. Eles pediram algumas solicitações e a gente vai atender, sem dúvidas.

Pelo menos 10 rodovias em todo o Estado estão parcialmente ou totalmente interditadas, devido à queda de barragens e à erosão das pistas.

Alerta de inundação do Rio Uruguai no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta as comunidades dos municípios de Barra do Guarita, Iraí e Porto Mauá que já estão sendo afetadas por inundação, bem como os demais municípios situados ao longo do Rio Uruguai, nas regiões do Alto, Médio e Baixo Uruguai.

– Os coordenadores regionais de Defesa Civil já estão em contato com os municípios para que os coordenadores municipais acionem seus planos de contingência e adotem as medidas preventivas mais adequadas a cada comunidade – afirma o órgão.

Conforme a MetSul, na quarta-feira (4), municípios dos dois Estados registraram chuva com volume acima de 100 mm. Os acumulados em alguns pontos ficaram entre 150 mm e 200 mm, o que significa que, em poucas horas, choveu a média de precipitação de outubro inteiro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias