Notícias



Transtornos

Após chuva e vento, RS tem pelo menos 36 mil clientes sem energia elétrica

Em Santo Antônio da Patrulha e Nova Santa Rita houve destelhamento de casas e quedas de postes e árvores

13/11/2023 - 10h05min


GZH
GZH

 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, vários postes caíram.

A chuva e os fortes ventos dos últimos dias deixam cerca de 36 mil clientes sem energia elétrica na área de concessão da RGE. As regiões mais afetadas são a Serra, o Norte e o Planalto. Por meio de nota, a empresa diz que está totalmente mobilizada no atendimento às ocorrências, visando restabelecer o fornecimento no menor tempo possível.

A RGE destaca que sempre que há ventos fortes, árvores de grande porte próximas à rede elétrica acabam provocando interferências no fornecimento de energia. 

Em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, ao menos 102 residências foram destelhadas após a passagem de um temporal de granizo e vento forte no domingo (12). O município também contabiliza estragos em duas escolas, que tiveram parte dos telhados arrancados pela queda de árvores. Ao menos 48 postes caíram em vias públicas. Conforme a prefeitura, 39 árvores foram retiradas de ruas e avenidas do município.

Segundo o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, os números podem ser maiores. Os distritos de Catanduvinha, Miraguaia, Roça Grande, Serraria Velha, Morro Agudo, Mojolo e Evaristo foram afetados. Quatro deles registram prejuízos mais graves.

Em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, a forte chuva e a ventania do domingo deixaram ao menos 120 casas destelhadas, segundo balanço da prefeitura. De acordo com o prefeito, Rodrigo Battistella, a localidade mais afetada foi o bairro Berto Círio. Há relatos também de queda de árvores e de postes de energia.

O que diz a CEEE Grupo Equatorial

Apesar da instabilidade climática, com chuvas constantes e descargas atmosféricas que atingem a área de concessão da CEEE Grupo Equatorial Energia desde domingo, o volume de ocorrências registrado está dentro do esperado pela empresa para o período, sem fatos notáveis, com mais incidência nas regiões do Litoral Norte e Metropolitana. 

A empresa mantém sua estrutura especial de atendimento pronta para resposta imediata, nas diversas regiões do estado, em caso de necessidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias