Notícias



Tradições

Jogos Indígenas ajudam a manter viva cultura dos povos originários em Porto Alegre

Evento reuniu moradores de cinco comunidades e contou com atividades como arco e flecha

06/11/2023 - 12h49min

Atualizada em: 06/11/2023 - 13h28min


Giullia Piaia
Enviar E-mail
Mario Fuentes Barba / Divulgação
Indígenas das etnias Kaingang e Mbyá Guaraní competiram nos Jogos Culturais e Esportivos Indígenas, neste sábado (4), na Capital.

Diferentes comunidades indígenas de Porto Alegre e do interior se reuniram neste sábado (4) para participar dos Jogos Culturais e Esportivos Indígenas. O encontro anual contou com a presença de tribos Kaingang e Mbyá Guarani, e foi realizado na Aldeia Kaingang Oré Kupry, na Lomba do Pinheiro.

Entre as atividades, danças culturais, feira de artesanato, churrasco, jogos de futebol e competições de arco e flecha, tiro ao alvo com lança, diferentes modalidades de corridas e disputa de cordas. 

— Estamos contribuindo com um momento de encontro e integração local e sócio cultural das diferentes comunidades indígenas de Porto Alegre e do interior do Estado — afirma Mario Fuentes Barba, membro da comissão organizadora.

Além dos moradores da Aldeia Kaingang Oré Kupri, estiveram presentes moradores da Aldeia Kaingang Fág Nhin, da Comunidade Kaingang do Morro do Osso — ambas de Porto Alegre —, da Aldeia Kaingang Por Fi Gã, de São Leopoldo, e da Comunidade Indígena Mbyá Guarani, de Capivari.

Mario Fuentes Barba / Divulgação
Mulheres indígenas participam de um jogo de corda.

Organizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde Indígena, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com patrocínio da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), os jogos são realizados anualmente desde 2006.

— O objetivo é fortalecer o espírito coletivo das comunidades da região de Porto Alegre como forma de promover o bem-viver indígena — diz a assessora técnica da área na Saúde, Rosa Rosado. 

— Uma oportunidade de celebração e fortalecimento de suas culturas, de valorização e visibilidade como parte da riqueza e diversidade étnica e cultural da cidade — completa Fuentes Barba.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias