Notícias



Explica Aí 

O DG te apresenta a nova carteira de identidade

A nova carteira de identidade nacional passará a ser oferecida em todo o Brasil a partir da próxima segunda-feira (6). O Diário Gaúcho te mostra como é o novo documento

01/11/2023 - 05h01min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos / Divulgação
Novo modelo não tem número próprio; usa o CPF

O que tem de diferente no novo modelo?

O modelo antigo tinha um número próprio e podia ser emitido em qualquer Estado brasileiro ou no Distrito Federal, de forma que a mesma pessoa podia ter 27 documentos diferentes, cada qual com um número. O novo modelo não tem número próprio – usa o CPF para identificar o dono –, tem apenas um campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não indica o sexo da pessoa. A carteira de identidade nacional, novo modelo do documento básico de identificação dos brasileiros, passará a ser oferecida por todos os Estados brasileiros a partir da próxima segunda-feira. Inicialmente a data seria 6 de março passado, mas o prazo foi prorrogado pelo governo federal. 

Quando custa a emissão?

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas – quem perder e precisar tirar a segunda via tem de pagar uma taxa estipulada por cada Estado. No Rio Grande do Sul, a taxa de expedição é de R$ 86,66.

Até quando a carteira de identidade atual é válida? 

O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032, então não é obrigatório trocá-lo agora. O novo documento terá versões em papel e no modelo digital, como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação. Ele tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado. O documento conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, também usado em passaportes e que o torna um documento de viagem.

Qual é a validade do documento?

A validade da nova carteira varia conforme a idade do titular: para pessoas de até 11 anos e 364 dias, tem validade de cinco anos; para pessoas de 12 a 59 anos e 364 dias, 10 anos, e para maiores de 60 anos a validade é indeterminada.

Quais Estados já emitem o documento novo?

Por enquanto, segundo o governo federal, 12 Estados já estão emitindo a nova carteira de identidade: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na próxima semana, 10 Estados e o Distrito Federal passarão a emitir apenas o novo modelo, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal. Os outros 16 Estados, como São Paulo, devem emitir os dois modelos por enquanto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias