Notícias



Graduação

UFRGS abre inscrições para ingresso de refugiados na próxima segunda-feira 

Pessoas em situação de refúgio podem enviar documentação a partir de 4 de dezembro para participar de processo seletivo 

29/11/2023 - 22h18min


GZH
GZH
Lauro Alves / Agencia RBS
São ofertadas 112 vagas para candidatos que comprovem estar em situação de refúgio.

Serão abertas na próxima segunda-feira (4) as inscrições para o processo seletivo para ingresso de refugiados em cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As inscrições seguirão até o dia 8 de dezembro, e devem ser realizadas de forma presencial na Divisão de Vida Acadêmica (Diva/Decordi). O prédio fica na Av. Paulo Gama, 110, no Campus Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

São ofertadas 112 vagas para candidatos que comprovem estar em situação de refúgio, ingressantes no país decorrentes de reunião familiar ou pessoas que tenham obtido a regularização de sua situação no Brasil por razões humanitárias. A iniciativa é da Coordenadoria de Ações Afirmativas e da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS. 

No momento da inscrição, os candidatos devem levar toda a documentação necessária, conforme consta no edital, que inclui o requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado, documento de identificação, documento original que comprove ser pessoa em situação de refúgio e certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros, entre outros. 

Caso a inscrição seja feita por um representante legal, este deverá comparecer munido de procuração original e de documento de identificação do procurador (original) e do outorgante (original ou cópia). O resultado das inscrições será publicado no dia 22 de dezembro de 2023, até 18h, e pode ser conferido no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Uma vez com a inscrição homologada, o candidato poderá participar do vestibular do curso pretendido. Cada curso conta com um processo de seleção próprio, podendo exigir entrevista, carta de intenções e/ou prova escrita. O detalhamento dos critérios de seleção de cada curso está descrito no edital.  

A realização das provas e/ou entrevistas está prevista para acontecer entre 15 e 23 de janeiro de 2024. Serão divulgados até 11 de janeiro no site da Pró-Reitoria de Graduação os horários e locais de prova/entrevista. O resultado final do vestibular será publicado até o dia 19 de fevereiro de 2024. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail da Divisão da Vida Acadêmica: diva@decordi.ufrgs.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias