Notícias



RETA FINAL

Vestibular da UFRGS: o que os candidatos precisam saber para as provas, que ocorrem neste fim de semana

Faltando poucos dias para o exame, GZH reuniu informações importantes para os candidatos 

22/11/2023 - 20h42min


GZH
GZH
Anna Kosolapova / stock.adobe.com
Segundo a universidade, são 22.138 inscritos nesta edição, para ingresso em 2024. Eles disputam 4.023 vagas em 97 cursos de graduação.

Após meses de estudos, os candidatos que farão o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para ingresso em 2024 estão na reta final da preparação. As provas serão aplicadas neste sábado (25) e domingo (26), das 14h às 19h30min, em Porto Alegre e em outros seis municípios gaúchos — Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.

Segundo a universidade, são 22.138 inscritos nesta edição. Eles disputam 4.023 vagas em 97 cursos de graduação. Medicina é o curso mais disputado da edição, com 98 vagas e 6.198 concorrentes, com densidade de 70,29 por vaga. Dividido em dois turnos — diurno e noturno — Psicologia ocupa as duas posições subsequentes, com 27,46 e 20,90 candidatos por vaga, respectivamente. 

A poucos dias da aplicação das provas, vale lembrar as informações básicas para quem vai participar. Por isso, GZH compilou dicas que servem para antes, durante e depois das provas; confira.

Provas 

Cada dia de prova terá duração de 5h30min, com começo às 14h e encerramento às 19h30min. No sábado (25), os candidatos farão os exames de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. No total, serão 60 questões de múltipla escolha para resolver, além da produção do texto. 

No domingo (26), será a vez de mostrarem seus conhecimentos em Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. A prova terá 75 questões. 

Horário e local de prova

A recomendação da UFRGS é que os candidatos cheguem aos locais de prova até as 13h30min, quando abrem os portões, tanto no sábado quanto no domingo. Os portões fecharão pontualmente às 14h. A partir desse horário, ninguém mais entra.

Outra dica é que a pessoa faça o trajeto que deve ser percorrido de casa até o local de prova dias antes do vestibular, para que tenha uma noção exata de quanto tempo levará para chegar. A intenção é evitar atrasos.

O Vestibular 2024 da UFRGS acontece em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Os locais de prova de cada candidato podem ser consultados no portal do candidato, digitando usuário e senha. 

Previsão do tempo

Apesar da semana de chuva forte no Rio Grande do Sul, que provocou destruição e enchente em vários municípios, a previsão indica que o tempo ficará estável no próximo final de semana em todos os sete municípios onde haverá aplicação de provas, boa notícia para quem vai se deslocar para prestar o Vestibular 2024 da UFRGS. 

Em Porto Alegre, no sábado (25), a temperatura máxima será de 24°C e a mínima de 12°C. Já no domingo (26) será mais quente. A temperatura máxima será de 27°C e a mínima de 16°C. Os candidatos devem se preparar para um final de semana com sol e algumas nuvens. O mesmo vale para Canoas, Gravataí e Novo Hamburgo, que terão variação de temperaturas semelhante.

Já para quem vai realizar a prova em Bento Gonçalves, vale destacar que há possibilidade de chuvas rápidas durante a tarde e a noite no domingo, com temperatura máxima de 27°C e mínima de 11°C. No sábado, o tempo deve se manter estável, com temperatura máxima de 25°C e mínima de 8°C.

Para os candidatos que vão prestar o vestibular no Litoral, a previsão é de sol com algumas nuvens, bem como na Capital e na região metropolitana. No sábado, em Imbé, a temperatura máxima será de 21°C e a mínima de 14°C. Já no domingo, a temperatura máxima será de 22°C e a mínima de 16°C. O mesmo vale para Tramandaí, com variação de temperaturas semelhante.

O que pode levar 

Segundo o Manual do Candidato, disponível neste link, durante a realização das provas só é permitido ficar com uma caneta esferográfica de cor azul ou preta, além de lápis, borracha e documento de identidade. Esses objetos devem ser mantidos em lugar visível. 

Demais pertences levados pelos candidatos deverão ser guardados em uma embalagem plástica fornecida no momento da prova, que deverá ficar lacrada e mantida debaixo da classe até a saída do local. De acordo com a URFGS, bolsas e mochilas devem ficar no chão. 

É possível levar lanche, mas é necessário tirar os rótulos das embalagens e colocar em saquinhos transparentes. O mesmo vale para bebidas: dá para levar água ou refrigerante, mas a garrafa deve ser transparente e sem rótulo. Para comer e beber, é necessário sair da sala, na companhia de um fiscal.

Gabaritos e resultado final

A UFRGS divulgará o gabarito preliminar de cada prova às 9h do dia seguinte de sua realização, no site do Vestibular. O gabarito das provas de sábado poderá ser consultado no domingo, a partir das 9h, e o de domingo estará disponível na segunda-feira (27), também a partir das 9h. Já o listão de aprovados deve ser divulgado até as 17h do dia 11 de dezembro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias